Se você foi criança ou adolescente nos anos 90 (e final dos 80) e curtia jogos provavelmente se lembra da guerra que havia entre Nintendo e Sega nesta época (mais precisamente nas gerações de 8 e 16 bits), considerada a era de ouro dos consoles - era uma disputa muito mais acirrada do que a "briga de comadres" que existe hoje entre a Sony e a Microsoft.
Master System ou Nintendinho? Mega Drive ou Super Nintendo? Sonic ou Super Mario? Estas foram as escolhas que a maioria esmagadora dos gamers da época tiveram que fazer, visto que os consoles eram consideravelmente caros (aliás, o que não é caro no Brasil até hoje? É só ver o preço do PS4...) e só mesmo os mais afortunados podiam comprar os consoles das duas empresas.
Em cima: NES X Master System. Abaixo: SNES X Mega Drive. A disputa foi acirrada nas gerações de 8 e 16 bits |
No final dos anos 80, a Nintendo dominava completamente o mercado de consoles com o NES de 8 bits (apelidado carinhosamente de Nintendinho por aqui). A Sega, até então mais conhecida pelos seus arcades (fliperamas) clássicos como After Burner e Golden Axe, decidiu desafiar a toda poderosa Nintendo no mercado de consoles domésticos: primeiro de forma mais tímida com o Mark III (que é o nome do Master System lá fora) e depois de forma avassaladora com o Mega Drive (Genesis nos EUA), que foi o primeiro console doméstico de 16 bits - fez tanto sucesso que obrigou a Nintendo a antecipar o lançamento do SNES em quase dois anos.
É esta a história que o escritor Blake J. Harris promete contar no livro Console Wars: Sega, Nintendo, and the Battle that Defined a Generation que será lançado no dia 13 de maio nos EUA - não há previsão para o lançamento de uma edição nacional. O legal é que mesmo com o livro ainda não lançado, a Sony Pictures tem planos para lançar um filme baseado no mesmo. A conferir!
Capa do livro Console Wars |
Talvez alguns de vocês possam estar se perguntando qual era a minha preferência na época. Bem, este será assunto para um futuro post... :-)
Veja também:
Revivendo a era de ouro dos consoles: Sega Master System
Games antigos que eu jogo até hoje
Na época e até hoje sou paga pau da Nintendo, teve erros e teve acertos, mas sem dúvida foi a que definiu e expandiu o mercado de games para nossa realidade atual.
ResponderExcluirEu acho que ambas foram importantes para o mercado de jogos. Muito mais importantes do que Microsoft e Sony com certeza absoluta!
ExcluirExatamente, tanto até hoje a Nintendo ainda é mais reconhecida pelos seus softwares, que mesmo sendo para criança cativam pessoas de todas as idades....
ExcluirPois é, já a Sega se perdeu um pouco quando decidiu sair no mercado de consoles para ser exclusivamente produtora de jogos, o que é uma pena.
ExcluirExato uma pena mesmo, digamos que existe uma diferença enorme entre essas empresas antigas que nasceram com business para games, do que as outras que não eram e lançaram consoles, principalmente com relação a jogabilidade, isso é uma diferença gigantesca entre Nintendo e Sega para Sony e Microsoft...
ExcluirBem por aí, Nintendo e Sega tem jogos "no sangue", já Sony e Microsoft são empresas que viram no mercado de jogos apenas mais uma oportunidade.
ExcluirVc é fera!!! Eu gostava do Alex Kid kkkk!! Bom post!!
ResponderExcluirObrigado! Realmente Alex Kidd era um clássico da Sega nesta época, muito legal!
Excluir