Agora é oficial: nada de 9, a próxima versão do sistema operacional da Microsoft será o Windows 10. Durante a conferência de imprensa realizada ontem, a empresa de Redmond oficializou o nome do novo Windows bem como também demonstrou algumas das suas novidades. Todos os detalhes você confere nesta postagem!
EDIT: a versão Preview acaba de ser liberada para download. Veja mais detalhes aqui!
O Menu Iniciar expandido do Windows 10 |
A grande novidade do Windows 10 reside no fato de que ele será o sistema operacional único da Microsoft. Desta forma, o Windows 10 substituirá o Windows 8.X, RT, Windows Phone e o sistema operacional do Xbox One (não há informações sobre o 360). Independente da plataforma (logicamente que ele deverá ter edições distintas com kernel x86 e ARM devido à variedade de dispositivos), o sistema tem por objetivo oferecer a mesma experiência em PCs desktop, tablets, smartphones e no Xbox, unificando também a loja de aplicativos.
Do ponto de vista dos desktops (no qual irei me focar aqui), o novo Windows terá uma função que detectará se o equipamento conta ou não com um dispositivo do tipo touch screen e com base nesta verificação alternará entre o modo desktop padrão com o menu Iniciar e o modo ModernUI (ou Metro...). Também haverão ajustes que permitirão que o utilizador defina manualmente qual tipo de interface deseja utilizar. Quanto ao menu Iniciar em si, ele é uma combinação do que existia no Windows 7 com a adição dos blocos dinâmicos do Windows 8.X.
Outra novidade que já era bastante especulada é a possibilidade dos aplicativos ModernUI rodarem dentro de uma janela, como qualquer aplicação comum:
Aplicativo ModernUI (Clima) rodando em uma janela |
Aproveito aqui para abrir um parênteses: longe de me achar a última bolachinha do pacote, na época do pré-lançamento do Windows 8 eu tinha uma assinatura da ótima Technet (plano que a Microsoft infelizmente descontinuou) e avaliei todas as versões preliminares do então novo sistema. Um dos feedbacks recorrentes que forneci na época foi justamente uma sugestão para a implementação de uma rotina que testasse se o equipamento possui ou não uma tela touch screen e ajustasse a interface com base nesta verificação... tal recurso poderia ter evitado boa parte da grande rejeição que o Windows 8 carrega até hoje.
Mas voltando à nova versão, o Windows 10 terá um alternador de aplicativos melhorado...
Alternando entre aplicativos no Windows 10 |
... bem como também suportará desktops virtuais, permitindo que aplicações análogas sejam agrupadas em áreas de trabalho separadas.
Alternando enter diversas áreas de trabalho no Windows 10 |
O recurso das múltiplas áreas de trabalho é algo que sempre fez falta no Windows (pelo menos de forma nativa, sem o uso de softwares de terceiros) e é inexplicável o fato de que só agora a Microsoft o implementou, visto que o Mac OS X e diversas interfaces gráficas para o Linux possuem tal recurso há décadas.
Múltiplas áreas de trabalho no OS X... |
... e no KDE 1, este diretamente dos anos 1990. Note os botões One, Two, Three e Four que alternavam entre as quatro áreas de trabalho disponíveis |
Outras pequenas melhorias do Windows 10 estão na função Snaps, que permite dividir uma mesma tela em até quatro partes, e no Windows Explorer que traz algumas melhorias pontuais: agora ele mostra os arquivos visualizados recentemente e pastas mais acessadas, facilitando a navegação. O Prompt de Comando agora permite que textos sejam colados com a clássica combinação Ctrl + V.
Enfim, o Windows 10 é tudo aquilo que o 8 deveria ter sido desde o início. Mas como tudo indica que ele será gratuito para quem tem o Windows 8 ou 8.1 isto não pode soar como uma crítica à Microsoft, que embora tardiamente soube ouvir a opinião dos seus clientes e rever certas posturas, fato que merece a nossa empatia e sinaliza realmente que a empresa está se reinventando.
Para encerrar, a Microsoft prometeu soltar a versão Preview do Windows 10 a qualquer momento ao longo do dia de hoje - fique de olho neste endereço! Assim que eu puder testar a nova versão farei um review caprichado para os meus estimados leitores. Até lá!
EDIT 01/10/2014 17:32: o download foi liberado, para acessá-lo basta um rápido cadastro no Windows Insider Program. Para quem não quiser se cadastrar seguem os links para download dos arquivos ISO: inglês (64 bits), inglês (32 bits), português (64 bits) e português (32 bits). A chave de instalação da versão Preview é a seguinte:
Esta versão expira no dia 15 de abril de 2015 e os requisitos de sistema são os mesmos do Windows 8.X, a saber:
Veja também:
Minha experiência pessoal com o Windows 8.1 Update 1
EDIT 01/10/2014 17:32: o download foi liberado, para acessá-lo basta um rápido cadastro no Windows Insider Program. Para quem não quiser se cadastrar seguem os links para download dos arquivos ISO: inglês (64 bits), inglês (32 bits), português (64 bits) e português (32 bits). A chave de instalação da versão Preview é a seguinte:
NKJFK-GPHP7-G8C3J-P6JXR-HQRJR
Esta versão expira no dia 15 de abril de 2015 e os requisitos de sistema são os mesmos do Windows 8.X, a saber:
- Processador: 1 GHz ou superior;
- RAM: 1 GB (32 bits) ou 2 GB (64 bits);
- Espaço livre em disco: 16 GB;
- Placa gráfica: compatível com o DirectX 9 e resolução mínima de 1024 X 768;
- Uma conta da Microsoft e acesso à Internet.
Veja também:
Minha experiência pessoal com o Windows 8.1 Update 1
MARAVILHOSO ADENONIS, o melhor Windows ever \m/
ResponderExcluirRealmente tudo aponta que sim. Estou ansioso para testar a versão preliminar.
ExcluirCadê o windows 9: -> http://i.imgur.com/p7eQQK3.png
ResponderExcluirhahahahaaha é a explicação mais plausível! Muito boa!
Excluir