Exceto o meu PC principal, todos os meus outros PCs físicos (tais como o meu servidor doméstico e as minhas máquinas Windows 10, Xubuntu e ainda o meu PC Windows 98) não possuem teclado, mouse ou monitor, sendo operados exclusivamente pela minha rede local via acesso remoto. Pois bem, nesta postagem demonstrarei como fazer a instalação do VNC Server no Xubuntu 14.10. Espero que gostem!
Instalação e configuração
A instalação pode ser feita via linha de comando. Abra uma janela do terminal e entre com os seguintes comandos:
sudo apt-get update
sudo apt-get install x11vnc vnc-java
Quando solicitado entre com a senha da sua conta de usuário. O primeiro comando atualiza a lista de pacotes e o segundo faz a instalação propriamente dita. Se preferir você pode fazer a instalação também a partir do Ubuntu Software Center:
x11vnc -forever -httpdir /usr/share/vnc-java -httpport 5800
A porta pode ser alterada por qualquer outra de sua preferência, caso necessário. Você pode também criar uma senha que será requerida para efetuar o acesso remoto, para tanto entre com o seguinte comando:
sudo x11vnc –storepasswd
Quando solicitado entre com a senha que será utilizada para autorizar o acesso remoto.
A inicialização
Sem dúvida não é muito prático ter que manualmente digitar um longo comando para iniciar o servidor VNC, o ideal é configurá-lo para iniciar automaticamente. Para configurar a inicialização automática do servidor VNC na sua conta de usuário, no menu principal selecione Settings e em seguida Session e Startup.
Agora selecione a guia Application Autostart e clique no botão Add.
Na caixa Nome, digite o nome de sua preferência. Na caixa Comando, cole o comando de inicialização do VNC que mostramos acima:
x11vnc -forever -httpdir /usr/share/vnc-java -httpport 5800
Agora o seu servidor VNC deverá estar funcionando corretamente! Para efetuar a conexão a partir do Windows, utilize qualquer cliente VNC tais como o RealVNC e o TightVNC:
Xubuntu sendo acessado a partir do Windows 8.1 com o TightVNC (clique para ampliar) |
Um grande abraço e até a próxima!
Veja também:
Instalando o Xubuntu 14.10 e derivados
Comentários
Postar um comentário