Nas últimas semanas um boato anda correndo em diversos fóruns e listas de discussão, dando conta de que desabilitar o serviço de streaming instalado pelos drivers da Nvidia poderia propiciar ganhos de desempenho que supostamente chegariam a até 5%. Resolvi tirar esta história a limpo e nesta postagem vocês conferem as minhas conclusões.
EDIT 09/06/2015: refiz os testes com um AMD FX-6300 e uma GeForce GTX 650 Ti.
EDIT 09/06/2015: refiz os testes com um AMD FX-6300 e uma GeForce GTX 650 Ti.
Afinal de contas, de que se trata este serviço?
Basicamente o serviço de streaming instalado pelos drivers da Nvidia permite que jogos instalados no PC possam ser jogados no Shield (console portátil da Nvidia baseado no Android) via streaming, onde todo o processamento “pesado” é feito pelo PC e o console recebe apenas as imagens prontas, já renderizadas.
Este serviço fica habilitado por padrão após a instalação dos drivers da Nvidia. Segundo boatos, desabilitá-lo poderia propiciar um ganho de até 5% de desempenho. Iremos tirar a prova.
Sistema de testes e metodologia
O sistema onde foram feitos os ensaios trata-se do meu PC principal, que possui a seguinte configuração:
- CPU Intel Core i7 3770K @ 4,5 GHz;
- Placa mãe Gigabyte Z77X-UP7;
- 24 GB de RAM DDR3-1600 em dual channel;
- Duas placas de vídeo Nvidia GeForce GTX 760 de 2 GB em SLI (PCIE 3.0 x16/x16);
- Dois SSDs Kingston V300 de 60 GB no modo RAID 0;
- Fonte de alimentação XFX ProSeries de 1250 W;
- Monitor LG 29MA73D Ultrawide IPS de 29";
- Gabinete Corsair Carbide Air 540;
- Windows 8.1 Pro x64 com todas as atualizações instaladas;
- Drivers Nvidia versão 350.12.
Diferenças de até 3% para mais ou para menos serão desconsideradas. Foram realizadas três rodadas de testes com cada um dos softwares, e os melhores e piores resultados foram descartados.
Os resultados
O 3DMark Fire Strike é um teste DirectX 11 voltado para PCs de alto desempenho |
Já o Sky Diver avalia PCs intermediários com o DirectX 11 |
Conclusão
Como podermos observar nos testes não há qualquer diferença de performance ao desabilitar o streaming. De qualquer modo, caso você não tenha um console Shield este serviço será completamente inútil e um serviço a menos sendo iniciado juntamente com o Windows sempre é algo desejável. Muitos relatos dizem ainda que desabilitar o streaming também ajuda a evitar as indesejáveis quedas na taxa de quadros por segundo (os famosos frame drops) em diversos jogos, o que não observei nos títulos que costumo jogar. Outro fator que deve ser levado em consideração é quanto ao hardware, possivelmente em uma configuração mais modesta poderá haver alguma diferença – em um futuro complemento desta postagem pretendo abordar esta questão. Aguardem!
Veja também:
Desativar o serviço de streaming realmente aumenta o desempenho das GPUs Nvidia? (2)
Comentários
Postar um comentário