Para fechar com chave de ouro a semana dominada pelas placas de vídeo, nesta postagem irei abordar outra verdade considerada absoluta que reina nos fóruns por ai: será que a revisão 3.0 do PCI Express realmente não proporciona ganho de desempenho algum em relação à revisão 2.0? A resposta está aqui!
Sistema de Testes e Metodologia
Trata-se do meu PC Principal, o qual consiste na seguinte configuração:
- CPU Intel Core i7 3770K @ 4,5 GHz;
- Placa mãe Gigabyte Z77X-UP7;
- 24 GB de RAM DDR3-1600 em dual channel;
- Três placas de vídeo Nvidia GeForce GTX 760 de 2 GB no modo 3-Way SLI (PCIE 2.0/3.0 x16/x8/x8);
- Dois SSDs Corsair Force LS de 120 GB SATA-600 no modo RAID 0;
- Fonte de alimentação XFX ProSeries de 1250 W;
- Monitor LG 29MA73D Ultrawide IPS de 29";
- Gabinete Corsair Carbide Air 540;
- Windows 8.1 Pro x64 com todas as atualizações instaladas*;
- Drivers Nvidia versão 353.30.
* Como vocês talvez saibam já atualizei para o Windows 10, porém este ensaio foi feito quando eu ainda utilizava o Windows 8.1.
As três GTX 760 |
Os testes foram empregados com as três GPUs configuradas para utilizarem o PCIE 2.0 e 3.0. Cada teste foi executado três vezes sendo que os melhores e piores resultados foram descartados, e diferenças de até 3% para menos ou para mais serão desconsiderados. Foram mesclados testes em resoluções diferentes e avaliações específicas do subsistema gráfico aferido pelos benchmarks 3DMark.
Em tempo, para maiores detalhes sobre o funcionamento do PCI Express recomendo a leitura desta postagem. Mas chega de conversa e vamos aos resultados!
Resultados
3DMark Fire Strike 1.1 (1920 X 1080) Score
3DMark Fire Strike 1.1 (1920 X 1080) Graphics Score
O Fire Strike em DirectX 11 é um dos testes mais exigentes da suíte 3DMark, e tanto no score combinado quando no gráfico a diferença ficou dentro da margem de tolerância. Em termos práticos, não há diferenças entre os dois modos neste teste.
3DMark Sky Diver 1.0 (1920 X 1080) Score
O Sky Diver é um teste em DirectX 11 voltado para PCs intermediários. Aqui a diferença foi de 4%.
3DMark Sky Diver 1.0 (1920 X 1080) Graphics Score
No score gráfico do Sky Diver a diferença foi um pouco maior, de 9%.
3DMark Cloud Gate 1.1 (1920 X 1080) Score
O teste Cloud Gate roda em DirectX 10 e aqui a diferença também foi de 4%.
3DMark Cloud Gate 1.1 (1920 X 1080) Graphics Score
Da mesma forma que no teste anterior, aqui a diferença também foi de 9%.
Unigine Heaven 4.0 Extreme (1600 X 900 8XAA) Score
No ajuste extreme (DirectX 11) do Heaven 4.0 a diferença foi de 6%.
Unigine Heaven 4.0 Extreme (1600 X 900 8XAA) FPS
Na média de quadros por segundo a diferença foi de 7%.
Hitman Absolution (2560 X 1080 - 16XAA) - Avg FPS
No teste Ultra do Hitman Absolution houve a maior diferença de todos os ensaios: 10%. Mas também nada de outro mundo.
Conclusão
Bem, os resultados estão aí e em minha opinião corroboram o que é afirmado nos fóruns e listas de discussão. A maior diferença verificada foi de 10% (no Hitman), enquanto que a média das diferenças ficou nos 6%, um resultado que considero ridículo. Ainda serão necessárias várias gerações de GPUs, benchmarks e jogos para fazerem uso da largura de banda extra e do algoritmo de codificação aprimorado do PCI Express 3.0 - sem falar que tenho um arranjo multi-GPU, com uma única placa de vídeo a diferença deverá ser ainda menor.
Assim sendo, sem dúvida este mito é completamente verdadeiro.
Veja também:
Comentários
Postar um comentário