Está na Bíblia Sagrada da metodologia de desenvolvimento de softwares eXtreme Go Horse (XGH):
"Resolveu o problema? Compilou? Commit e era isso."
(Axioma 5)
"Prazo e custo são absolutos, qualidade é totalmente relativa. Jamais pense na qualidade e sim no menor tempo que a solução será implementada, aliás… não pense, faça!"
(Axioma 13)
Pelo jeito os produtores de jogos aderiam em massa à metodologia XGH – basta fazer um port de qualquer jeito das versões dos consoles e correr pra faturar no Steam ou similares. Otimizar para SLI ou Crossfire então, nem pensar! Um exemplo são os requerimentos de sistema do remake do clássico Doom (o primeiro, de 1993), que foram divulgados hoje pela produtora ID Software:
Para 720p
- CPU Intel Core i5 2400 ou AMD FX-8320;
- GPU Nvidia GeForce GTX 670 ou AMD Radeon HD 7870 com 2 GB de VRAM.
- CPU Intel Core i7 3770 ou AMD FX-8350;
- GPU Nvidia GeForce GTX 970 ou AMD Radeon R9 290 com 4 GB de VRAM.
Em qualquer resolução o jogo exige 8 GB de RAM, 22 GB livres no disco e o Windows 7, 8.1 ou 10 de 64 bits.
Porra ID, exigir um i7 3770 e uma GTX 970 ou R9 290 para rodar em 1080p? Acha que hardware dá em árvore? Da mesma forma que vocês suam para fazer os jogos rodarem de forma aceitável dentro das muitas limitações dos consoles, os jogadores de PC não mereceriam a mesma consideração? Infelizmente a ID não é a única produtora a tacar o foda-se para os PC Gamers, como bem sabemos. Ser um entusiasta de jogos para PC às vezes pode ser frustrante.
Justiça seja feita, bem que poderiam seguir o exemplo da Rockstar e o ótimo trabalho de otimização feito no GTA V, que roda de forma satisfatória até em GPUs DirectX 10, além de fazer pleno uso de arranjos SLI e Crossfire.
Veja também:
GTA V aqui é horrível, para mim passa longe de ser exemplo de jogo bem optimizado, ainda mais para SLI.
ResponderExcluirTomb Raider (2013) dizem ser o melhor. Nunca testei, não sei.
O que me surpreendeu foi o Zombie Army Trilogy. Não é muito conhecido, e mesmo com orçamento limitado, dá uma surra em todos os AAA mal optimizados. As duas placas ficam a 99% constantemente. Os outros jogos dessa produtora (Rebellion) que usa a mesma engine Asura são tão bem feitos quanto.
http://i.imgur.com/MHo4UTG.png
Mad Max também vale a pena citar.
2-way SLI já incomoda, não imagino como vc consegue manter essas três GTX 760.
Aqui o GTA V roda em 2560 x 1080 com quase tudo no máximo mantendo em média 70 fps, com uso pleno das três GPUs.
ExcluirNunca tive grandes aporrinhações com o 3-Way, na verdade uma vez deu mau contato na ponte SLI que fazia os jogos ficarem com as cores zuadas, levei um tempinho para descobrir a causa.
Com todo respeito a programadores de verdade, mas exigência desse tipo faz pensar em programador preguiçoso :-p
ResponderExcluirVocê foi extremamente educado em chamá-los de preguiçosos... :-)
ExcluirMuito embora acredito que não seja culpa somente dos programadores, deve ser política das empresas mesmo.
Esse povo não tem bide em casa.
ResponderExcluirhahahaha é verdade!
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