Um slide de uma apresentação interna da AMD dá conta de qual será o nome comercial da sua futura linha de processadores x86, baseados na nova arquitetura Zen: RYZEN. Porém além do nome (do qual realmente gostei!) também foram confirmadas algumas características dos chips que antes eram apenas especuladas: ele terá 8 cores e 16 threads, frequência base de 3,4 GHz e generosos 20 MB de cache. As imagens foram divulgadas pelo site VideoCardz.
Os slides também trazem outras novas tecnologias da AMD tais como o Precision Boost e o Extended Frequency Range, que são uma forma mais avançada do Turbo Boost dos processadores atuais: agora o processador também leva em conta outras variáveis tais como o sistema de resfriamento, com uma escala de apenas 25 MHz.
O Smart Prefetch é um algoritmo aprimorado para gerenciar os caches do processador, que analisa os padrões de carregamento das aplicações de modo a deixar dados frequentemente acessados sempre disponíveis no cache. Já o Pure Power é uma melhoria da tecnologia Cool n’ Quiet para prover uma maior eficiência energética.
Sem dúvida os novos processadores são bastante promissores e possuem ótimas especificações técnicas. Se você pretende fazer um upgrade ou comprar um novo PC recomendo fortemente aguardar o lançamento dos RYZEN.
Go AMD! Go Qualcomm! Chega do domínio sem graça da Intel!
Veja também:
Chega dos mesmos ainda mais sem concorrência descente e sem inovação de verdade.
ResponderExcluirAgora vai!
Excluir(Ao menos assim esperamos!)
Só espero que, mesmo que não tenha tanto desempenho como os i7 topo de linha (o que já não seria nada mal, considerando que a Intel o "evolui" a cada 2 anos) como vem sendo alardeado, venha com preço aceitável. Só assim pra derrubar a demanda dos i7 novos e os i7 mais antigos (Sandy Bridge, Ivy Bridge, Haswell) no ML, quem sabe forçando a terem preço justo.
ResponderExcluirConcordo plenamente.
Excluir