Realmente a AMD está de volta! Conheça a sua linha de processadores de alto desempenho para competir com os Intel Core i9.
As primeiras informações dão conta que haverão modelos com até 16 núcleos e 32 threads, frequência de 3,5 GHz, controladora de memória de quatro canais e nada menos do que 44 linhas PCI Express. O TDP destes processadores pode chegar a até 155 W.
Esta tabela que circula na Web traz mais algumas informações extraoficiais tanto dos novos Ryzen quanto dos Core i9:
Em uma análise puramente pessoal, é certo que estes processadores não utilizarão o soquete AM4 atual devido ao número de linhas PCIE e à controladora de memória de quatro canais. Haverá uma outra plataforma da AMD voltada ao mercado de alto desempenho, similar à divisão que há entre os soquetes LGA 1511 e 2011 da Intel.
Não há informações do preço destes modelos, mas com certeza não serão baratos. O lançamento está previsto para o início do segundo semestre.
Intel levando pesado na face.
ResponderExcluirConcorrência sempre é ótimo!
ExcluirO mercado de CPUs x86 estava ficando perigosamente estagnado, então a volta da AMD deve ser bastante comemorada mesmo por quem prefere Intel - afinal de contas, a fez sair da zona de conforto.