A modinha da mineração de bitcoins começa a esfriar e o mercado de hardware usado vai ficar abarrotado de placas de vídeo que foram utilizadas para esta finalidade. Fiquem ligados!
Estava eu navegando a partir do meu telefone esperto Asus Zenfone 2 quando o Chrome me sugeriu um artigo muito interessante da PC Gamer, que versa se vale a pena comprar placas de vídeo que foram usadas para mineração. Conforme o artigo, a tal moda está começando a esfriar e logo o mercado de hardware usado vai ser inundado pelas placas de vídeo empregadas para minerar bitcoins, principalmente as AMD Radeon RX 470, 480, 570 e 580, além das Nvidia GeForce GTX 1060 e 1070.
O maior problema destas placas é que ela foram submetidas a períodos prolongados de uso severo, o que pode diminuir consideravelmente a sua vida útil. Afinal de contas, na mineração as placas ficam ligadas 24 horas por dia e 7 dias na semana com 100% de uso, o que exige bastante de componentes tais como MOSFETs e capacitores, além da própria GPU e dos chips de memória - estes últimos com o agravante de que geralmente os mineradores fazem overclock, pois os softwares de mineração são sensíveis à largura de banda da memória de vídeo.
Como não há como diferenciar a olho nu as placas usadas para mineração, principalmente se foram limpas, o negócio é desconfiar de ofertas mirabolantes e exigir ao menos 90 dias de garantia, o que é de praxe para hardware usado. Se for possível (como quando se compra no Mercado Livre e afins), verifique o histórico e as qualificações do vendedor, e caso você tenha a menor desconfiança que seja não compre. Tomadas estas precauções, o mercado de hardware usado continua sendo uma ótima opção.
PS: eu queria publicar hoje o segundo artigo sobre o PC Windows Vista, mas nesta última semana tive alguns contratempos e não consegui terminar a edição das fotos e do vídeo (sim, vai ter vídeo!! 😁). Sem falar que estou começando um projeto grande no trabalho (migração de dois sistemas de legado em VB6 para .NET) o que esta me exigindo bastante. Acredito que o supracitado artigo saia na semana que vem sem falta. 😉
Essa precaução pode ser aplicada às placas mães também?
ResponderExcluirOu o esforço maior mesmo seria apenas as placas de video?
Na caso da mineração, sem dúvida há um stress bem maior nas placas de vídeo.
Excluir