Um morto muito louco: em outubro o falecido Windows XP teve um maior crescimento no mercado do que o 10. É mole?
Conforme dados da NetMarketShare de outubro, o Windows XP foi o sistema operacional da Microsoft com o maior crescimento, 0,78%, enquanto que o 10 cresceu apenas 0,17%. Em números absolutos, o Windows 7 ainda é o líder disparado com 46,63%, seguindo pelo 10 (29,26%), XP (6,46%), 8.1 (5,97%), MacOS X Sierra (3,34%) e todas as distribuições do Linux (2,98%). Pelo visto, se quiser agilizar a adoção do Windows 10, a Microsoft terá que retomar a agressiva campanha de upgrade gratuito para o sistema, talvez até mesmo anistiar quem usa o Windows 7 capitão gancho.
Vale lembrar que o XP está oficialmente sem suporte desde abril de 2014. Se você por algum motivo ainda utiliza o sistema, recomendo a leitura da postagem Guia de sobrevivência para usuários do Windows XP. 😉
Edge em baixa
O navegador Edge está em situação ainda pior, pois registrou queda na participação pelo segundo mês consecutivo (caiu 0,57% em outubro). Aqui o Chrome é o rei com 59,84%, seguido pelo também defunto Internet Explorer (15,09%), Firefox (13,14%), Edge (4,58%), Safari (4,4%) e Opera (1,23%). E pensar que no início do milênio o Internet Explorer chegou a ter mais de 90% do mercado! 😱
Fonte: MSPowerUser.
O Windows XP é a Fênix dos sistemas operacionais. Nunca ira morrer. Zoeiras a parte, esse tipo de noticia me deixa um pouco preocupado, pois o XP é um SO arcaico a tempos. Sobre os navegadores, acredito que o reinado do IE ainda ira durar por mais algum tempo. E o Edge infelizmente já nasceu morto, e assim como o IE, é utilizado somente para o download do Chrome ou Firefox. Lamentável, de inicio parecia ser um projeto promissor, mas acredito que o histórico familiar herdado do IE tenha prejudicado. Me lembro de uma campanha da MS sobre o IE de 2011 se não me falha a memória, com o seguinte tema "O navegador que você amava odiar".
ResponderExcluirO XP antes mesmo do final do suporte já era um sistema brutalmente defasado, mas como ainda tem por aí muitas aplicações de legado ele vai sobrevivendo.
ExcluirQuanto ao Edge, talvez o fato dele ser baseado no conceito Metro/Modern UI afaste uma boa parcela de utilizadores.
Ainda tenho uma partição com o xp instalado. O s.o. do dia a dia é o Win7 e a para uso eventual e bancario é o Linux Mint Mate.
ResponderExcluirEm meu antigo 233mmx, o xp roda redondo. Uso o tema noir black e ficou parecendo um sistema atual!
Saudades dos meus desafios com o XP!!!
Já quanto ao 8 e o 10, nunca tive interesse em usá-los. Quem sabe futuramente.
Realmente para hardware antigo o XP é a melhor escolha.
ExcluirTenho um PC AM2 com XP aqui, que não tenho coragem de formatar. A licença me custou na época (2008) quase 600 reais. O SO funciona normalmente, inclusive recebendo algumas atualizações de segurança desde 2014 graças aquele remendo maroto do registro. Mas é aquela história, a funcionalidade vai diminuindo com o tempo porque muitas aplicações já não são atualizadas. O Slackware 14.2 está instalado em dual boot nele.
ResponderExcluirRealmente um dual-boot com Linux é uma ótima alternativa aos que ainda tem o XP e não querem ou não precisam de um Windows mais novo.
Excluir