O Office 2019, que será lançado no segundo semestre, somente rodará no Windows 10. Esta é mais uma tentativa de fazer o sistema ultrapassar o veterano Windows 7 na participação de mercado.
Realmente não anda sendo fácil para a Microsoft. Após a constrangedora saída do mercado de sistemas operacionais mobile, deve ser duro observar que o Windows 10, após quase três anos no mercado, ainda tem pouco mais da metade da participação de mercado em relação ao Windows 7 conforme o Net MarketShare, cuja métrica é a mais próxima da realidade.
A empresa tentou e tenta diversas formas de alavancar o Windows 10, como o upgrade gratuito e a reserva de tecnologias como o DirectX 12, o navegador Edge, a Cortana (se bem que os dois últimos nem fazem tanta diferença…) e agora o Office 2019.
Eu testei o primeiríssimo beta do Windows 10 liberado pelo programa Insider lá em outubro de 2014. Fiz uma extensiva cobertura dos testes do referido programa e atualizei o meu PC de produção no dia em que saiu a versão final, assim acredito que tenho um certo embasamento para opinar sobre o sistema.
Inicialmente ele era infestado de bugs, mas ao longo das grandes revisões foi ficando mais estável e confiável, embora um bugzinho ou outro ainda apareça. A única coisa que eu não engulo desde a primeira compilação do sistema é o ditador Windows Update, que não permite selecionar quais atualizações serão instaladas. Isso é de doer.
Acontece que, para muitos, o Windows 7 ainda é insuperável em PCs desktops e notebooks, além de trazer a clássica interface Aero que é considerada como a melhor interface que o Windows já teve em todos os tempos. A evolução do 10 é inegável, mas a pretensão da Microsoft de fundir diferentes dispositivos faz com que ele tenha recursos pouco relevantes nos PCs, tais como as aplicações UWP e a assistente Cortana. Utilizando termos populares, o 7 seria o sistema operacional raiz e o 10, o nutella. 😂
Desde o final do ano passado, quando usando uma máquina virtual fiz um ensaio sobre o funcionamento do Windows 7 no Ryzen que eu estou com vontade de deixar a preguiça de lado e colocar o 7 em dual boot com o 10 no meu PC de produção, só para ver como o veterano Windows vai se sair em conjunto com um hardware recente. Acredito que não sentirei a menor falta do DirectX 12, pois nele o SLI não funciona e o seu suporte a multi GPU é um lixo. O Office 2019 também não fará falta pois utilizo o LibreOffice, e demais recursos como o Edge e a Cortana eu nunca usei mesmo.
Vá para o Linux que ainda dá tempo! rsrsrs
ResponderExcluirOlha, se eu não jogasse no PC era algo a se pensar!
ExcluirApesar de nunca ter usado o windows 10, nunca senti vontade de experimentá-lo.
ResponderExcluirAcho o win7 excelente, supre todas as minhas necessidades tais como softwares para tratamento de fotografia (raw), games, etc e além de tudo é leve, bonito e pratico, e meu pc já é considerado antigo. Tenho dual boot e meu segundo sistema é o linux Mint mate, o qual considero a melhor distro depois de queimar mais de umas quarenta mídias com diversas distros, algumas tão ruim que eu torturava a midia antes de destrui-la de tanta raiva kkkk.
Realmente o 7 tem tudo para ser o novo XP.
ExcluirSinceramente, desde o MS Office 2010 (quando a interface Ribbon foi melhorada em relação ao 2007), não sinto diferença alguma a cada nova versão.
ResponderExcluirComo não estou disposto a gastar um centavo com esse tipo de programa, LibreOffice na veia aqui também!
Para o uso que eu tenho (algumas planilhas simples e fazer os textos do blog) o LibreOffice atende perfeitamente.
ExcluirUso o Libre desde 2006, quando ainda era OpenOffice, mas o problema é que os documentos com formatação mais elaborada do Word mesmo hoje ainda não conseguem ser mostrados sem quebra na formatação, e isso é uma fonte sem fim de reclamação nas empresas que tentei fazer a troca. Ademais, a velocidade de abertura e a desenvoltura dos aplicativos da suíte ainda estão anos-luz atrás do Office.
ResponderExcluirIsso realmente é um problema. Aconteceu também na minha empresa.
ExcluirBom, embora eu não use mais Windows 7 admito que é a melhor versão do Windows lançada até hoje. Ele é o que o Vista deveria ter sido - aliás, eu tenho um pouco mais de carinho pelo Vista do que pelo 7. Agora, se tem uma coisa do W7 que eu queria no W10 é a interface Aero. Essa interface chapada do W8.x/10 nunca me agradou. em relação ao Office eu meio que fui "obrigado" a usar o Libreoffice justamente por causa da interface Ribbon, tanto que hoje em dia eu me perco quando tenho que usar o Office 2007 + justamente por causa dessa interface.
ResponderExcluirEu também não sou muito fã da Ribbon.
ExcluirLá no trampo, tenho que engolir MS Office. Mas em casa, não quero ver esse troço na minha frente, e uso apenas o OpenOffice. Já o Windows 7, por causa de alguns simuladores usados em Eletrônica e alguns jogos, infelizmente preciso continuar com ele. Quanto ao resto, é Linux. Espero que algum dia o Windows não seja mais do que uma curiosidade na Retrocomputação.
ResponderExcluirNunca se sabe. O ano do Linux pode finalmente chegar! :-)
ExcluirUso outro pacote office "gratuito", o WPS Office, que tem uma interface "Ribbon like", compatibilidade total com o MS Office e bem leve, não deixa nada a desejar, no mais tem alguma propaganda antes de vc utilizar cada programa do pacote, n chega a incomodar, só ter mais paciência e clicar no botão "skip ads", façam um teste e depois dêem um feedback... Onde trabalho fez sucesso, pois está proibido o Ms Office por não termos licença e ninguém gostava do Open/Libre Office.
ResponderExcluir