Como todos devem saber, a linha de consoles Xbox One conta com uma GPU fornecida pela AMD. Uma das tecnologias das GPUs AMD é o recurso de sincronia adaptativa FreeSync, que permite uma experiência de jogo mais fluída e sem quebra de quadros. Pois bem, esta tecnologia também está chegando aos consoles.
A questão da sincronia entre os monitores e interfaces de vídeo sempre foi um grande problema. A grosso modo, se a placa gráfica mandar mais quadros por segundo além do suportado pelo monitor ocorre o screen tearing, quando a tela mostra um novo quadro antes de terminar a exibição do quadro anterior, ficando na mesma uma quebra com os dois quadros misturados e grande desconforto visual.
Exemplo de screen tearing (vide a seta) |
Para tentar contornar esta situação surgiu o recurso V-Sync, que sincroniza a interface de vídeo com o monitor: a interface apenas manda um novo quadro após o monitor ter concluído a exibição do quadro anterior. Isto resolve o screen tearing, porém a um custo alto: o lag (demora na resposta) aumenta muito e há uma acentuada queda de performance.
Em face a isto, a AMD e a Nvidia desenvolveram recursos de sincronia adaptativa que trazem o benefício do V-Sync porém sem penalizar a performance. O grande diferencial do AMD FreeSync em relação à alternativa da Nvidia, o G-Sync, é que o mesmo é de livre implementação e tem a flexibilidade de funcionar também na porta HDMI, enquanto que o G-Sync funciona apenas na DisplayPort e exige um componente proprietário que apenas a Nvidia fornece. No FreeSync qualquer fabricante de monitores pode implementar a lógica necessária (já que o padrão é aberto), o que reduz os custos.
Pois bem, agora os consoles Xbox One também terão suporte ao FreeSync: a versão inicial de 2013 suportará a primeira especificação do FreeSync, enquanto que as versões S e X suportarão a segunda especificação. O FreeSync estará disponível na atualização de primavera (outono aqui) dos consoles e logicamente é necessário ter um monitor compatível.
Com os preços das placas de vídeo em um patamar insano devido à mineração, além das memórias DDR4 também com os preços nas alturas, um Xbox One X acaba se tornando uma alternativa muito válida em relação a um PC Gamer. Claro que tudo depende do que você quer jogar.
Fonte: The Verge.
Coisa mais inútil pra um videogame!
ResponderExcluirVindo de graça amigo, até injeção na testa!
ExcluirNão entendi, Anônimo. Porque seria inútil? Poderia explanar mais sobre isso? E também não podemos esquecer que o PS4 usa o quase o mesmo hardware gráfico, então a Sony pode imitar a MS e habilitar esse recurso. E sendo o Freesync de grátis, os fabricantes de TV poderiam incluir isso nos novos modelos pra brigar com os monitores de jogos, gerando uma briga boa no setor de "mostradores de imagens".
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