Infelizmente o Windows 7, até mesmo pelo fato de ser um sistema de 2009, possui algumas limitações que tornam difícil implantá-lo no meu PC Ryzen.
Em princípio eu fiz tudo certo: apliquei o patch USB da ASRock no arquivo ISO da mídia do Windows 7 SP1 (veja mais detalhes aqui) e em seguida gerei um pendrive de instalação com o software Rufus no modo UEFI.
O pendrive até que inicializa, porém o processo de carga congela na tela “Iniciando o Windows”. Em uma rápida pesquisa descobri que o Windows 7 tem algumas limitações cruciais em PCs rodando no modo UEFI: primeiramente o CSM deve estar habilitado para os dispositivos de armazenamento e a unidade onde o sistema vai ser instalado não pode estar no formato GPT, mas sim no velho MBR oriundo do MS-DOS.
Como o meu PC Ryzen roda no modo UEFI nativo, sem qualquer módulo CSM ativado (nem mesmo para o RAID) e todas as unidades de armazenamento estão no formato GPT, ficou impraticável instalar o Windows 7 nele. Somente a partir do Windows 8.X há suporte completo para o UEFI e GPT, mas não vejo muito sentido fazer um dual-boot deste sistema com o Windows 10.
Desta forma, no meu caso o melhor para rodar o Windows 7 é uma máquina virtual parruda e/ou outro PC – estou pensando em usar o vindouro Projeto FX para a tarefa.
Na verdade, teria sim como Instalar o Windows 7 em UEFI+GPT.
ResponderExcluirAo menos no meu notebook que é um Dell com i5, consegui instalar o Windows 7 ativando a opção de "Enable Legacy ROM", mesmo com o HD usando GPT.
Talvez, poderia tentar isso.
Ativar o Legacy ROM é o mesmo que ativar o CSM. Infeluzmente não será dessa vez que saberemos como o lendário 7 se comporta num Ryzen.
ResponderExcluirExatamente. E realmente é uma pena que não teremos o Windows 7 no Ryzen... :(
ExcluirComo é o meu PC de produção, fica complicado mexer muito.
Existe uma forma sim, mas a Microsoft não quer divulgar. Me lembro de ter lido há algum tempo no TechNet/MSDN um artigo explicando como funciona a instalação do Windows 8.1 em UEFI/GPT com CSM desativado. No artigo havia detalhes informando que um simples arquivo que existe na mídia de instalação do Windows 8.1 era o responsável pela inicialização em UEFI/GPT sem necessidade do Legacy ROM e que era possível também criar esse arquivo na mídia de instalação do Windows 7. Além desse arquivo era necessário extrair um outro arquivo da imagem WIM e movê-lo para a pasta EFI na mídia de instalação do Windows 7. Infelizmente esse artigo sumiu do TechNet semanas depois da Microsoft divulgá-lo.
ResponderExcluirNão duvido nada, a Microsoft faz qualquer coisa para o Windows 10 finalmente ultrapassar o 7 em utilização.
Excluir