No último dia 15 o cofundador da Microsoft infelizmente sucumbiu a um câncer, contra o qual ele lutava desde 2009. Ele tinha 65 anos. 😔
E aos que acham que ele foi meramente o amigo do Bill Gates que ajudou a fundar a Microsoft (como se isso fosse pouco), por gentileza leiam o seu livro O Homem Por Trás Do Mito de 2011. Allen foi fundamental para o surgimento dos computadores pessoais como os conhecemos hoje, pois foi ele que desenvolveu um emulador dos processadores Intel 8080/8086 (além do MOS 6502) para rodar no mainframe DEC PDP-10, além das ferramentas de codificação e do assembler, permitindo desta forma que Bill Gates e Monte Davidoff procedessem com o desenvolvimento do interpretador BASIC. O resto da história todos nós conhecemos.
Porém a atuação de Allen não se restringiu apenas aos PCs. Ele foi pioneiro na área de turismo espacial com o projeto SpaceShipOne, e um grande destaque nos esportes por ter sido proprietário dos times Seattle Seahawks da NFL e Portland Trail Blazers da NBA. Também sempre foi bastante engajado com projetos filantrópicos.
Paul Allen deixou a sua marca neste planeta de forma muito positiva. Certamente estará em um panteão cercado de outros notáveis como Stephen Hawking, Steve Jobs, Ian Murdock, Andy Grove, Robert Noyce e Alan Turing. Que descanse em paz.
Compartilho da sua tristeza, grande Paul Allen.
ResponderExcluirEu ainda agregaria à sua lista, Dr. Gary Kildall, e Dennis Ritchie.
Sem dúvida que foram pessoas notáveis também.
ExcluirDe vez em quando aparecem pessoas, ou genios, que vem para mudar o rumo da história, os paradigmas, o estado quo.
ResponderExcluirPaul Allen foi um deles.
Obrigado Paul!
Certamente!
Excluir