Os repetidores de sinal Wi-Fi podem ser a solução quando se necessita ampliar o alcance do sinal de uma rede sem fio, ou quando há muitos obstáculos pelo caminho. Conheça o Tp-Link AC1200 RE305, repetidor de sinal de banda dupla que suporta as frequências de 2,4 e 5 GHz.
Esta é a embalagem do Tp-Link AC1200 RE305:
As características técnicas são as seguintes:
- Compatibilidade com as frequências de 2,4 GHz (com banda máxima de 300 Mbps) e de 5 GHz (867 Mbps);
- Duas antenas com ganho de 3 dBi cada;
- Suporte aos padrões Wi-Fi 802.11ac, 802.11n, 802.11g, 802.11a e 802.11b;
- Suporte ao WPS (configuração automática);
- Suporte aos padrões de segurança WEP (64 e 128 bits), WPA-PSK e WPA2-PSK;
- Porta Fast Ethernet para interface com uma rede cabeada.
A porta Fast Ethernet |
Acompanha a embalagem apenas um folheto de instruções:
Configuração e uso
A paridade entre o repetidor e o modem ou access point Wi-Fi pode ser feita facilmente pressionando o botão WPS em ambos os dispositivos. Porém é preferível utilizar a interface de configuração para termos opções mais avançadas.
Para tanto, basta conectar à rede mostrada abaixo (tanto para 2,4 quanto 5 GHz) e através de qualquer navegador acessar o endereço http://tplinkrepeater.net.
A senha padrão está no folheto de configuração, porém por motivos óbvios a mesma deve ser alterada no primeiro acesso.
O assistente de configuração permite selecionar quais redes, tanto de 2,4 quanto de 5 GHz, que terão o sinal amplificado. Se preferir você pode fazer o procedimento para apenas uma das frequências.
Selecionando uma rede de 2,4 GHz |
E uma de 5 GHz |
Você pode usar um SSID personalizado ou o mesmo do sinal original que será amplificado. A vantagem de usar o original é que a mudança será transparente a todos os dispositivos conectados.
A guia de configurações traz alguns recursos interessantes, como os dispositivos atualmente conectados à rede, algo muito bom em termos de segurança.
O Tp-Link AC1200 RE305 também tem um servidor DHCP, assim podendo ser convertido em um access point completo e não apenas um repetidor de sinal.
Também é possível autorizar ou bloquear dispositivos específicos. No modo Blacklist apenas os dispositivos adicionados na lista serão bloqueados, enquanto que no modo Whitelist é o inverso: somente os dispositivos presentes na lista poderão acessar a rede.
Esta é a interface para a atualização do firmware, procedimento cada vez mais necessário hoje em dia.
Nesta tela é possível exportar as configurações, opção útil quando se faz uma atualização do firmware.
Não se esqueça de salvar as alterações e em seguida reiniciar o dispositivo para que as mesmas sejam ativadas.
Durante os testes notei que este repetidor é bem sensível quanto à distância da fonte do sinal Wi-Fi original. Desta forma, o seu melhor posicionamento é no máximo a metade da distância entre a fonte do sinal e os dispositivos que acessarão a rede através dele, sendo preferível que ele fique mais próximo da fonte de modo a não introduzir um indesejável aumento da latência nas conexões.
Também é perceptível que o sinal de 5 GHz fornecido pelo mesmo sofre bastante com obstáculos como paredes. Achar a melhor localização para o repetidor é uma tarefa que pode tomar um tempo considerável, pois somente pode ser feita na base da tentativa-e-erro.
Conclusão
O Tp-Link AC1200 RE305 é um dos repetidores de sinal mais baratos com banda dupla do mercado, com uma boa qualidade de construção e uma gama respeitável de recursos. Considerando que o seu preço é de cerca de R$ 200 no varejo brasileiro, trata-se de uma boa escolha para a grande maioria dos casos.
Porém se o ambiente de aplicação possuir muitos obstáculos (como paredes) é melhor escolher um repetidor que tenha antenas de maior ganho. Este modelo também não é uma boa opção aos que pretendem integrá-lo com uma rede cabeada, em função da sua porta não ser no padrão Gigabit Ethernet.
Comentários
Postar um comentário