O lançamento dos novos processadores Ryzen baseados na microarquitetura Zen 2 se aproxima! Veja o que eu espero destes novos chips da AMD.
Checando as atualizações de firmware da minha placa-mãe Asus Prime X470-Pro, notei algo peculiar na nova versão liberada pela Asus, para a qual já fiz a atualização com sucesso:
Acionando a tecla SAP, a descrição informa que nesta versão o AGESA é atualizado para suportar os vindouros processadores. Daí que me lembrei de que os Zen 2 estão no forno! Além da nova microarquitetura, estes processadores já terão a litografia reduzida para apenas 7 nm - com uma menor litografia, em tese caberiam mais núcleos no mesmo espaço físico, bem como poderiam ser produzidos mais processadores em um mesmo wafer de silício.
![]() |
Exemplo de um wafer de silício |
Assim não custa sonhar com novos Ryzen contendo 12 ou até mesmo 16 núcleos para o soquete AM4. Com a litografia reduzida pode ser possível fabricar processadores com mais núcleos, porém mantendo o consumo elétrico e a dissipação de potência em níveis suportados pelas placas-mãe AM4 atuais. Caso isto venha a se concretizar, só digo uma coisa:
Leve o meu dinheiro, AMD!
😀
Comentários
Postar um comentário