No ano passado eu tive um problema com uma placa-mãe ASRock Fatal1ty X370 Gaming K4 que eu usava em conjunto com o Ryzen. Passado mais de um ano, resolvi testar novamente a ASRock e veja no que deu!
Desde que apresentou problema há pouco mais de um ano (o que me fez comprar a Asus Prime X470-Pro) a ASRock ficou guardada em um canto isolada de qualquer fonte de energia, inclusive sem a bateria do CMOS. Neste último final de semana, achei a caixa dela ao reorganizar o laboratório e por pura curiosidade resolvi testá-la novamente.
Recapitulando, os problemas encontrados eram que a placa não desligava mais totalmente (alguns circuitos continuavam ligados, como as ventoinhas) e que perdia as configurações do Setup ao ser desligada, mesmo após trocar a bateria CR2032.
Pois bem, a placa aparentemente está “curada”: desliga perfeitamente (até fiz uma instalação rápida do Windows 10 para testar) e o Setup mantém os ajustes após o desligamento, logicamente que com uma bateria nova.
Realmente, tecnologia não é uma ciência exata, mas sim esotérica. 😨 |
Deixarei a placa em testes por mais algum tempo e, se os resultados forem satisfatórios, ela poderá retornar de forma triunfante em um novo projeto. 😎
Olá Michael.
ResponderExcluirOs capacitores podem ter se descarregado completamente durante estas "férias" que a placa tirou. Mas podem ter outros fatores obscuros que nunca saberemos. Este é mais um dos mistérios do mundo, rs.
Abraços.
Sim, também acredito no "descarrego" dos capacitores. rsrs
ExcluirMas que notícia maravilhosa, é igual achar dinheiro no bolso do casaco. Quem sabe a ASRock seja generosa e libere uma atualização e torne ela compatível com os Ryzen 3000. Tomara que essa ressurreição seja permanente, porque seria muita maldade com o coração do peão se ela voltasse ao céu das placas.
ResponderExcluirOpa, tem uma atualização de firmware para ela com o AGESA 0.0.7.2, que traz compatibilidade com os Ryzen 3000. Que maravilha!
ExcluirE o bom é que essa placa tem um regulador de tensão de 12 fases, pode segurar até os monstros de 16 núcleos (pode? :D ).
ExcluirÉ bem provável!
ExcluirEu já acho que todo mundo tem direito a umas férias, até uma placa mãe! 😀
ResponderExcluirkkkkkk verdade!
Excluir