Estava na hora de eu montar uma nova versão do meu HTPC, com componentes mais adequados para a tarefa. Confira aqui a seleção dos mesmos! 😎
Processador – AMD Ryzen 5 1400
Com TDP de apenas 65 W, esquenta muito pouco o que acaba por reduzir o ruído da ventoinha do cooler. A sua frequência padrão é de 3,2 GHz e demais características técnicas podem ser vistas aqui.
Para efeito de comparação, a revisão anterior do meu HTPC contava com um processador FX 6300, que é muito mais “esquentadinho” e assim o ruído da ventoinha era facilmente perceptível em vários momentos, sem falar que o cooler box dos FX é uma bela porcaria.
Placa-mãe – Asus Prime A320M-K
Pelo exposto acima não tenho a menor intenção de fazer overclock, desta forma placas com o chipset A320 são plenamente suficientes, além de serem mais baratas. Detalhes aqui.
Oito gigabytes de RAM estão de muito bom tamanho, e estes módulos são alguns com os menores preços do mercado. Detalhes aqui.
Placa de vídeo – AMD Radeon R9 270X de 2 GB (Sapphire Dual-X)
Na revisão anterior do HTPC eu usava uma GeForce GTX 760 da MSI, porém mudei para esta placa da Sapphire pelas suas menores dimensões, o que a torna mais adequada ao novo gabinete, sem falar que as duas GPUs possuem um desempenho muito próximo. Detalhes aqui.
Armazenamento – SSD WD Green de 240 GB
No formato M.2, possui um espaço de armazenamento bem razoável com a vantagem de não ocupar uma baia de dispositivo. Conta com sinalização SATA-600 e mais detalhes estão aqui.
Unidade óptica – Sony BD-RW BWU-500S
Achei essa unidade usada por uma pechincha, e conforme os meus testes está em ótimo estado. Ela grava BDs em até 12X, muito embora aqui será usada apenas para reprodução do meu acervo de Blu-Discs e DVDs.
Fonte de alimentação – Corsair VS600
Gabinete – 3RSystem MStation HT-3000
Com funções até de controle remoto, este gabinete é um clássico para a montagem de HTPCs: ele parece mais um aparelho de som, muito bom. Detalhes aqui.
Sistema operacional – Windows 10
É o padrão de mercado e vem sendo continuamente melhorado pela Microsoft - atualmente a sua última versão é a May 2019 Update.
Ué, cadê o disco rígido?
Notaram que a configuração tem apenas um SSD e uma unidade óptica? Decidi suprimir o tradicional disco mecânico por duas simples razões:
- Atualmente a maioria dos conteúdos é obtido por streaming (Netflix, YouTube, Spotify...) e para demais mídias como fotos o SSD de 240 GB provê espaço suficiente;
- Com a unidade de Blu-Ray é possível assistir às mídias físicas diretamente e com maior qualidade (no caso dos Blu-Discs principalmente), pois não há compactação.
HTPC “Discreto”?
Quando comecei a concepção do meu novo HTPC eu tinha a ideia de usar uma APU como um Ryzen 5 2400G, porém encontrei este Ryzen 5 1400 por um preço bem menor e, juntando com a Radeon R9 270X que eu já tinha, criei desta forma na zueira uma APU “Discreta”.
O Ryzen 5 1400 é muito similar ao 2400G (ambos têm quatro núcleos e oito threads na microarquitetura Zen original), porém a GPU Radeon R9 270X é bem mais forte do que a Vega 11 do 2400G, sem falar que ela não usa parte da RAM como memória de vídeo:
Desta forma eu obtive um conjunto com uma maior capacidade computacional gastando menos. Isto ainda pode ser considerado em relação ao novo Ryzen 5 3400G, uma vez que ele manteve a mesma GPU Vega 11 do seu antecessor.
O único ponto negativo é o maior consumo elétrico, mas também não é nada de outro mundo. O TDP da R9 270X é de 180 W, porém ela dissipa isto apenas em plena carga, o que raramente acontecerá aqui: além de reproduzir conteúdo audiovisual, no máximo jogarei um FIFA com a galera e alguns jogos infantis da minha filha, então está de boa.
O único ponto negativo é o maior consumo elétrico, mas também não é nada de outro mundo. O TDP da R9 270X é de 180 W, porém ela dissipa isto apenas em plena carga, o que raramente acontecerá aqui: além de reproduzir conteúdo audiovisual, no máximo jogarei um FIFA com a galera e alguns jogos infantis da minha filha, então está de boa.
Até a próxima parte! 😎
O visual de aparelho de som/receiver desse gabinete é um charme, super style, só falta colar um adesivo de marca tipo JVC ou Sony. Iria ficar massa uma "tunada" dessas.
ResponderExcluirkkkkkk verdade!
ExcluirQuando resolvi atualizar o HTPC, fiquei meses procurando um gabinete que me agradasse. No momento em que vi o HT-3000, na hora pensei: é esse!!!