Confira a apresentação deste clássico gabinete voltado para HTPCs, que conta inclusive com controle remoto! 😎
O visual do HT-3000 é bem sóbrio: na cor preto fosco, possui duas baias para dispositivos de 5,25” além de uma faixa cromada que contém alguns botões como o liga-desliga. A sua montagem é na horizontal.
O painel superior possui orifícios para ventilação:
Enquanto que um dos painéis laterais conta com uma ventoinha de 120 mm:
No painel inferior há pés para a montagem na horizontal, o que confere ao gabinete a aparência de um sistema de home theater ou mesmo um aparelho de som. Interessante!
O painel traseiro conta com duas ventoinhas de 60 mm. Uma vantagem deste gabinete é que ele não exige o uso de placas de expansão de perfil baixo.
Retirando a tampa superior podemos ver o interior do HT-3000. Além de placas-mãe Micro ATX e Mini ITX ele também aceita placas ATX tradicionais, o que é um bom diferencial.
Este é o local para a instalação da fonte de alimentação. Outra vantagem deste modelo é que podem ser aplicadas fontes ATX convencionais (há uma extensão que liga a fonte ao conector para o cabo de força no painel traseiro):
Todas as funções do gabinete são alimentadas diretamente pelo conector ATX de 24 pinos, através deste adaptador. Uma das pontas é conectada na placa-mãe e a outra no conector da fonte de alimentação:
Há também um controlador de ventoinhas e monitor de temperatura. As ventoinhas podem ser completamente desligadas.
São duas baias para dispositivos de 5.25” e uma para 3,5”. Como é um gabinete mais antigo, não há local para instalar dispositivos de 2,5” como SSDs, sendo necessário o uso de adaptadores.
As conexões frontais do HT-3000: dois P2 para fone de ouvido e microfone, Firewire (cada vez mais em desuso), duas portas USB 2.0 e um leitor de cartões compatível com diversos formatos. Os botões presentes na faixa cromada permitem regular a rotação das ventoinhas e também desligar as mesmas.
Para a instalação da fonte de alimentação e dos dispositivos de 5,25” (como unidades de DVD e Blu-Ray) a parte frontal deve ser destacada, o que é feito sem grande dificuldade.
O kit veio completo, com os parafusos, trilhos para a instalação dos drives de 5,25”, manual, o controle remoto e um CD com o iMon, o software da 3RSystem (há uma versão atualizada desde software compatível com o Windows 10, o que é sempre desejável). Na vindoura postagem sobre a montagem falarei mais sobre as funções do controle e o software.
Esta é a caixa original:
Enfim, o HT-3000 será a base para o meu tão aguardado novo projeto: uma versão atualizada do meu HTPC. Aguardem as cenas dos próximos capítulos! 😎
Muito bacana esse gabinete! E com a enorme vantagem de aceitar mb atx tradicionais.
ResponderExcluirEu mais pra frente estava querendo uma mais no formato cubica, e estava pensando em modificá-la para um estilo militar retrô, tipo cor verde e marrom, reforços laterais, tampa presa por cintos, e se possível, um furo de bala!
Só me falta tempo.
Ficaria show!
ExcluirPrevejo que um Ryzen vai morar ai dentro o.o
ResponderExcluirComo diria o Silvão mito, certa a resposta!
ExcluirBem interessante pode citar outros modelos com USB 3.0 frontal? (USB 2.0 na frontal é complicado nesse tipo de PC)
ResponderExcluirAcredito que qualquer modelo mais recente, como aqueles Mini ITX, tenham USB 3.0 frontal.
Excluir