Estudo da Universidade de Tecnologia de Graz da Áustria indica que todos os processadores AMD produzidos desde 2011 teriam uma vulnerabilidade chamada de Take a Way. Mas tem caroço nesse angu.
A suposta falha Take a Way é composta por dois procedimentos: o Collide+Probe e o Load+Reload, que permitem que o conteúdo do cache L1 dos processadores seja monitorado e que eventualmente dados sejam extraídos do mesmo, como chaves de criptografia AES. O monitoramento é feito no circuito que tenta prever em que via do cache determinado conjunto de dados poderá ser encontrado, lembrando que o cache L1 dos AMD conta com oito vias.
A Take a Way poderia ser explorada por meio de um JavaScript nos navegadores Chrome e Firefox, porém o lado bom é que a mesma pode ser corrigida por uma atualização do microcódigo dos processadores, usando três métodos:
- O desligamento dinâmico do circuito de previsão das vias do cache;
- A criptografia dos conjuntos de dados para o armazenamento no cache;
- Ou ainda a limpeza completa do cache durante o chaveamento entre processos.
Os pesquisadores informaram que a AMD foi notificada do problema no dia 23 de agosto do ano passado e que até o momento não houve retorno. Por sua vez, a AMD declarou que os pesquisadores usaram vulnerabilidades já sanadas para explorar o Take a Way, e que assim não há a necessidade de novas atualizações.
Por fim, nos agradecimentos do próprio estudo há menção de que a Intel ajudou no seu financiamento, conforme o print abaixo (o destaque é meu). O estudo completo está aqui.
Deixo para vocês tirarem as próprias conclusões.
Para mim, isto levanta uma grande suspeição, para dizer o mínimo. Em tempo, caso a AMD tivesse patrocinado algum dos estudos que apontaram as muitas vulnerabilidades dos processadores Intel eu diria o mesmo.
Para mim, isto levanta uma grande suspeição, para dizer o mínimo. Em tempo, caso a AMD tivesse patrocinado algum dos estudos que apontaram as muitas vulnerabilidades dos processadores Intel eu diria o mesmo.
https://www.extremetech.com/computing/307317-security-flaw-detected-in-amd-cpus-going-back-to-2011
ResponderExcluirEstão dizendo por aí que somente os primeiros FX (Bulldozer) são vulneráveis. Vai saber!
Excluir