As APUs da família Bristol Ridge são chips bizarros: apesar de possuírem a pinagem do soquete AM4, eles não são baseados em nenhuma das variações da microarquitetura Zen. Aqui vamos dar uma olhada rápida no modelo A8 9600.
Esta é a embalagem:
Os chips Bristol Ridge possuem como base uma versão levemente melhorada da microarquitetura Piledriver (da segunda geração dos processadores FX), com uma pequena redução da litografia (28 nm contra 32 nm) e uma controladora de memória DDR4 de dois canais. Entretanto, o baixo IPC continua presente.
Não se engane: pode até parecer, mas não é um Ryzen.
Este é o kit:
As características técnicas do A8 9600 são as seguintes:
- Família Bristol Ridge com litografia de 28 nm;
- Quatro núcleos e o mesmo número de threads;
- Frequência base de 3,1 e boost de 3,4 GHz;
- Cache L2 de 2 MB (não há cache L3);
- Controladora de memória DDR4 de dois canais, com suporte a módulos de até 2400 MHz;
- Chip gráfico Radeon R7 integrado, com frequência de 900 MHz;
- Suporte a oito linhas PCI Express 3.0;
- TDP de 65 W;
- Soquete AM4.
Cordeiro em pele de lobo: a pinagem é AM4 (1331 pinos), mas o chip não é um Zen.
Como não podia deixar de ser, em um processador como este o cooler é pequeno e bastante simples:
O dissipador é totalmente de alumínio:
Ao menos o conector é de quatro fios, com suporte ao controle de rotação por PWM.
É realmente difícil justificar a compra dos processadores Bristol Ridge, devido à microarquitetura defasada e ineficiente, além de custarem relativamente pouco a menos do que os Athlon G, que são chips melhores em todos os aspectos.
O comprei no início do ano por pouco mais de 100 mitos, apenas para deixar na minha coleção e por custar quase o mesmo do que uma pizza. Ele ficou guardado até recentemente, quando foi recrutado para uma aplicação muito específica.
Até o próximo projeto!
Bateu a curiosidade de ir procurar o preço dele hoje e chego a me espantar com o que achei de preço. Se for ML então, melhor ficar bem distante!
ResponderExcluirDepois da pandemia e da alta do dólar ficou impraticável comprar hardware no Brasil, seja novo ou usado!
ExcluirTem que cuidar pois algumas placas AM4 recentes removeram AGESA necessário para essas APUs Bristol Ridge por falta de espaço no chip do BIOS.
ResponderExcluirVerdade.
Excluir