Sim, o lendário Ryzen AF chegou ao blog! Confira a apresentação deste processador que é um dos melhores custo x benefício da atualidade.
A embalagem é idêntica ao do Ryzen 5 1600 tradicional:
Mesmo o lacre da AMD nada indica sobre o notório conteúdo da embalagem:
A resposta está na parte de trás: o código do produto contém as letras AF conforme indicado na imagem, e o 1600 normal possui as letras AE no seu código.
Tirando o selinho desta joia... 💗
Abrindo a embalagem:
Mas qual é a diferença do 1600 AF para o AE? É simples: o AF na verdade é um chip com a microarquitetura Zen+ de 12 nm, enquanto o AE é um Zen original de 14 nm.
E por que diabos a AMD fez isto? O motivo exato nunca saberemos, mas muito provavelmente os seus waffers de silício de 14 nm acabaram e a empresa ainda tinha muitas encomendas do Ryzen 5 1600, e esta foi a solução encontrada. Para a nossa alegria!
As características técnicas do Ryzen 5 1600 AF são as seguintes:
- Microarquitetura Zen+ com litografia de 12 nm;
- Seis núcleos e doze threads;
- Frequência base de 3,2 e boost de 3,6 GHz;
- Cache de 19 MB;
- Controladora de memória DDR4-2933 de dois canais;
- Controladora PCI Express 3.0 com 16 linhas;
- TDP de 65 W;
- Soquete AM4.
O código AF também está no chip |
É importante destacar que a placa-mãe deve possuir firmware compatível com os Zen+ (Pinnacle Ridge, linha Ryzen 2000) para o correto funcionamento do 1600 AF, senão é tela preta na certa! 😱
Acompanha o já conhecido cooler Wraith Stealth:
Entretanto este modelo tem o dissipador menor em relação ao que acompanha o 1600 AE:
Aos que precisam de um bom processador para trabalho (e jogos) o Ryzen 5 1600 AF continua sendo uma ótima opção, mesmo com os preços insanos após o pesadelo da pandemia. O seu cooler box, apesar do dissipador menor, é plenamente suficiente para quaisquer cenários de utilização normal e assim não é preciso comprar outra solução de refrigeração.
Até o próximo projeto! 👍
Comentários
Postar um comentário