Há alguns anos a Valve investe em melhorar o suporte a jogos no Linux, mais precisamente no Ubuntu, para se livrar da dependência do Windows. Será que atualmente já é possível jogar de boa no sistema do tio Linus?
Antes de iniciarmos, vale lembrar para conferir os componentes e a montagem do TuxBox caso você ainda não tenha visto. 👍
Como comentei na abertura da postagem, a empresa criadora do Steam vem investindo pesado nos últimos anos para melhorar o suporte a jogos no Linux, tendo eleito o Ubuntu como a sua distribuição oficial.
De fato, instalar o cliente do Steam no Ubuntu (em outras distribuições pode ser diferente) é exatamente como no Windows: é só baixar e executar o instalador, que neste caso é um pacote DEB.
A interface é idêntica àquela do Windows:
Muitos jogos que usam as APIs Vulkan ou OpenGL rodam nativamente no Linux, como é o caso do Euro Truck Simulator 2:
Entretanto o Steam conta com o Proton, que é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas DirectX dos jogos para Vulkan em tempo de execução. Baseado no projeto do WINE, o Proton pode ser habilitado na opção Steam Play:
O nível de compatibilidade impressiona. Quem poderia imaginar o 3DMark rodando no Linux?
E com este nível de desempenho?
Mas há algumas limitações ainda. Por exemplo, aplicações em DirectX 12 como o 3DMark Time Spy ainda não são suportadas, mas de qualquer modo o resultado geral é espetacular!
Alguns benchmarks possuem versão nativa para Linux, como é o caso das aplicações da Unigine:
Fiz uma tabela comparativa entre os resultados obtidos no Windows e no Ubuntu. Infelizmente no Linux o 3DMark não identificou a minha licença e rodou no modo Basic, e desta forma alguns testes ficaram indisponíveis.
Teste | Windows | Ubuntu | Diferença |
3DMark Fire Strike (Score) | 12241 | 11706 | -4,57% |
3DMark Sky Diver (Score) | 33197 | 30973 | -7,18% |
Unigine Heaven (Score) | 5205 | 3888 | -33,87% |
Unigine Valley (Score) | 2701 | 2402 | -12,45% |
Unigine Superposition (Score) | 9910 | 9427 | -5,12% |
Embora a maioria dos resultados tenham mostrado o Windows na frente por uma pequena margem, na minha opinião os números conseguidos no Linux foram excelentes, considerando que os testes do 3DMark não são nativos do sistema.
Para ilustrar o funcionamento do Proton reuni dois dos jogos que costumo usar para avaliações aqui no blog, os clássicos GTA V e DiRT 4. O resultado é tão bom que eu não conseguiria apontar nenhuma diferença dos mesmos quando rodam no Windows.
Por fim, é claro que o driver de vídeo usado no Linux faz uma grande diferença no resultado final, e o fato do Ubuntu já trazer incluso o driver oficial da Nvidia é uma facilidade a mais, principalmente para os iniciantes no Linux. Aos que estão no lado vermelho da força, instalar os drivers da AMD é recomendado para um melhor desempenho.
Até o próximo projeto!
O Proton foi uma sacada genial da Valve porque para muitas pessoas os jogos eram o que fazia elas ainda terem o Windows. Quando a Valve incorporar o VKD3D (DX12 para Vulkan) no Proton aí sim a última amarra para essas pessoas se desfará e o Linux poderá ser considerado um sistema amigável para jogos. Para jogos anteriores ao DirectX 9, que o DXVK não cobre, dá pra tentar com o Wine e para jogos que usem Glide tem os wrappers: https://emulation.gametechwiki.com/index.php/Wrappers .
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