Demorou, mas finalmente a besta chegou! Para comemorar o feito este unboxing será mais detalhado do que o normal. Vale a pena conferir! 😉
Atualizado em julho de 2022.
Apresentação
A embalagem é a mesma do 3900X, sendo que a caixa é apenas mais fina uma vez que não acompanha um cooler.
O monstro esperando para ser libertado!
Como o comprei usado, não coube a mim ter a honra de tirar o selinho. Mas tudo bem, não sou ciumento! 💗
Por mais que esteja complicado, com alguma sorte ainda é possível encontrar boas ofertas no mercado de hardware usado. Foi o caso aqui: processador ainda com dois anos de garantia junto à AMD (conforme atesta a nota fiscal enviada junto com ele) e custando menos do que o Ryzen 9 5900X.
Para o uso que faço do PC “cores nunca são demais”, enquanto o melhor IPC dos Zen 3 é mais indicado para os jogos mal otimizados. Vai de cada um.
Eis a besta! 👹 As suas características são as seguintes:
- Frequência base de 3,5 GHz e boost de 4,7 GHz;
- Dezesseis núcleos e 32 threads;
- Controlador de memória DDR4-3200 de dois canais;
- Vinte e quatro linhas PCI Express 4.0;
- Cache total de 73 MB;
- TDP de 105 W;
- Interface AM4.
Instalação
O 3950X foi instalado na placa-mãe Asus TUF X570:
Positivo e operante! Com dezesseis núcleos e TDP de 105 W recomendo fortemente um watercooler: aqui uso o Deepcool Castle 280.
Desempenho
Deixei tudo configurado nos padrões de fábrica (com o Precision Boost Overdrive ativado), pois não há qualquer sentido em fazer overclock num processador desse.
Nos comparativos do blog o Ryzen 9 3950X esmagou a concorrência, inclusive nos índices single core onde ele bateu até mesmo o Core i5 10600K, mostrando que o IPC dos Zen 2 também é respeitável.
Por fim, é realmente louvável o feito da AMD de trazer tamanho poder computacional aos meros mortais, o qual até há pouco tempo estava presente apenas em estações de trabalho que custavam pequenas fortunas. Impressionante!
Comentários
Postar um comentário