Como assim, um vingador pelado? Pois é, esta é a nova versão da minha plataforma de testes de placas de vídeo!
No ano passado eu montei o Avenger PC, que é o meu equipamento de testes de placas de vídeo PCI Express contemporâneas. Mas recentemente eu pensei: se a bagaça é para testar placas de vídeo, qual é a necessidade de ter um gabinete? Pois é, confira esta e outras novidades do projeto na sua nova apresentação!
Processador – Intel Core i5 10600K @ 5 GHz
Em single thread os Intel de décima geração ainda são monstros, o que favorece o desempenho em jogos e benchs gráficos, justamente o objetivo deste projeto. O overclock para nada menos do que 5.000 MHz deixa as coisas ainda mais divertidas! Detalhes.
Placa-mãe – ASRock Z490 Phantom Gaming 4
Os grandes diferenciais desta placa são o chipset Z490 e o robusto circuito regulador de tensão, o que tornou possível socar overclock no 10600K. No mais é uma placa básica. Detalhes.
Chip gráfico – Intel UHD 630 integrado
Um PC de testes não precisa ter placa de vídeo dedicada, e apesar do seu sofrível desempenho em 3D o UHD 630 serve perfeitamente para “dar vídeo” e para a instalação e configuração dos sistemas operacionais.
RAM – 16 GB Kingston HyperX Fury DDR4-2400 @ 2666
Os Core são bem menos dependentes do que os Ryzen do barramento da memória principal, assim acredito que estes módulos são suficientes para o propósito. Detalhes.
SSD - XPG Gammix S5 de 256 GB
É uma unidade NVMe PCI Express 3.0 x4 de ótimo desempenho, para a instalação dos sistemas operacionais. Detalhes.
Vale notar que os jogos e benchmarks estarão no discoringa bombado, que será usado conforme necessário.
Refrigeração – Corsair H90
Com radiador e ventoinha de 140 mm é capaz de segurar a temperatura do 10600K a 5 GHz numa boa.
Fonte de alimentação – Corsair CX750
Com robustez e potência para avaliar qualquer placa de vídeo, além de segurar o overclock no processador.
Gabinete – Gaveta ATX
Por que diabos um PC para testes de placas de vídeo precisa de um espaçoso gabinete tradicional? O Gaveta ATX é discreto e compacto! 🤡
Sistemas operacionais – Windows 7 SP1 e Windows 10 21H2
Além do 10 decidi incluir o clássico Windows 7 para placas antigas que não possuem driver para o 10, ou quando o funcionamento é limitado no sistema contemporâneo. Um exemplo é a Radeon HD 5970, cujo Crossfire interno não é ativado no 10 e acabou prejudicando o seu desempenho na avaliação. Ambos são x64.
É isso aí, até a próxima! 😎
Comentários
Postar um comentário