Hoje é a data oficial de lançamento do Debian 12 “Bookworm”, o novo sistema operacional do meu PC de trabalho. Confira aqui as suas principais novidades.
Acabou a espera! Depois de um ciclo de dois anos finalmente a última versão estável do Debian está oficialmente disponível. Ela é baseada no kernel Linux 6.1 LTS e como sempre conta com diversas interfaces gráficas para todos os gostos:
- Gnome 43 (a versão 44 foi lançada durante a etapa de congelamento de pacotes, e por isso não pôde ser incluída)
- KDE Plasma 5.27
- Xfce 4.18
- LXDE 11
- LXQt 1.2.0
- Mate 1.26
Dentre outras inúmeras novidades que ficam “debaixo do capô”, agora há um repositório separado para firmwares de dispositivos (que eu já havia antecipado em fevereiro) e o servidor de áudio padrão é o PipeWire, substituindo o já defasado PulseAudio.
O Debian 12 (o qual já estou usando há algumas semanas) também agora é o sistema operacional oficial do Blackbox, substituindo o Sid. Como interface gráfica voltei ao bom e velho KDE, a falta de opções de configuração do Gnome simplesmente enche o saco em muitas situações. Estou gostando tanto que devo ficar com o Bookworm por um bom tempo, provavelmente até o Debian 13 ser lançado. 😄
Finalmente consegui fazer o procedimento de atualização sem quebrar o sistema! Usei esse tutorial: https://www.linuxtechi.com/upgrade-debian-11-to-debian-12/
ResponderExcluir