Sim, também dá para jogar no 386! Veja aqui alguns jogos clássicos que funcionaram no valente processador da AMD.
Outro jogo cujo funcionamento foi exemplar é o lindíssimo World Circuit, também conhecido como F1GP. Um ponto legal desse jogo é que dá para personalizar à vontade os pilotos e equipes:
E vamos para Interlagos!
A perspectiva em primeira pessoa de dentro do carro foi inovadora na época. Na primeira vez que vi em meados dos anos 90 fiquei babando horrores!
Saindo das corridas para a estratégia, temos a primeira versão do Warcraft.
Clássico absoluto!
Outro jogo eterno é o Simcity 2000, que também foi de boa no bravo 386.
Quando criar uma nova cidade lembre-se sempre de fazer ligações com o mundo exterior, senão ninguém vai morar nela. 😁
Já outros jogos como o primeiro Mortal Kombat rodam com algumas limitações de qualidade gráfica:
Neste jogo é necessário ativar o perfil “low (386)” para a jogabilidade melhorar. Os outros perfis são o “medium (486)” e o “high (486 VLB)”.
Todos nós sabemos que o Doom foi compilado especificamente para o 486 e assim a performance no 386 não é lá essas coisas. Até dá para rodar, desde que o tamanho da tela seja reduzido assim como os detalhes gráficos.
Revisitando estes clássicos podemos ver o quão ruim a indústria de jogos é hoje. Toda a criatividade foi para o lixo em favor de enfadonhos modos multiplayer com gráficos fotorrealistas e otimização porca, que apenas servem para alimentar a obsolescência programada e vender mais placas de vídeo.
Por fim, toda a série sobre o 386 pode ser vista aqui. Até a próxima!
Realmente concordo sobre os jogos de antigamente, eram mais otimizados e não esses jogos de hoje que a maioria já não quer rodar em um computador de 5 anos atrás, jogo duke nukem 3d e percebo que para um jogo ser bom ele não precisa ter gráficos ultrarrealistras, duke nukem 3d parece ter o equilíbrio nisso
ResponderExcluirAcrescento uma coisa:
ResponderExcluirOs jogos de antigamente mostram que para um jogo ser divertido era necessário apenas que ele fosse legal.
E para eles serem bons não eram necessários gastos multimilionários, com equipes gigantes que demoram anos para fazer um jogo. O que tornava um jogo legal era o enredo, o tema, a jogabilidade, não os gráficos.
Hoje, em compensação, se vê jogos com gráficos maravilhosos, próximo da perfeição, porém com jogabilidade péssima e confusa.
Isso sem falar que hoje, fora essa questão dos multiplayers, ainda tem as microtransacoes, aí vai ver, dependendo o jogo praticamente força a gastar para evoluir. Ou seja, hoje em dia além de pagarmos caro por um jogo, ainda tentam tirar mais dinheiro com as microtransacoes.
(Obs: não sou o anônimo de cima)