Pular para o conteúdo principal

Bugdrive

Talvez seja apenas comigo, mas ultimamente usar o Onedrive para Android está sendo um chute nas partes baixas. Isso sem falar da queda de rendimento do cliente não oficial para Linux.


No Android o problema é que ele apenas faz o upload automático das fotos da câmera logo após elas serem tiradas. Caso o telefone esteja com a bateria fraca e/ou fora de uma rede Wi-Fi, o upload não é retomado automaticamente e volta a funcionar somente após apagarmos os dados do cache e de configuração do aplicativo, forçando-o a novamente ressincronizar tudo.

Após esta ressincronização ele volta a funcionar, mas basta ocorrer novamente uma das situações descritas acima (bateria fraca e/ou fora do Wi-Fi) que o problema volta a ocorrer. Já devo ter revisado as configurações dele uma dezena de vezes, inclusive as permissões de acesso, sem sucesso. Um pé no saco!

Pode ser coincidência, mas isso aparentemente passou a acontecer depois que troquei o telefone por um Asus ROG com o Android 12 e 13. No meu antigo Zenfone 5 com o Android 9 nunca havia notado esse problema.

Quanto ao Onedriver, o cliente não oficial para Linux, o que está pegando é que ele caiu muito de rendimento nas últimas semanas sem razão aparente (o aplicativo não foi atualizado). Se antes o seu funcionamento era exemplar, agora ele crasha frequentemente e/ou simplesmente para de sincronizar, sendo necessário reiniciar o seu serviço para ele voltar. Chega ao ponto de ser necessário reiniciar o serviço umas duas ou três vezes para sincronizar uma única pasta.

No caso do cliente oficial para Android eu chuto que possa ser algum bug mesmo ou incompatibilidade com algum componente das últimas versões do sistema operacional. Já no caso do Onedriver é mais provável que a Microsoft tenha alterado algum padrão de acesso, o que acabou por quebrar os clientes não oficiais.

Enfim, ando bem insatisfeito e pensando em testar algum outro serviço que tenha cliente oficial para Linux como o Dropbox, cujo plano de 2 TB está saindo por apenas 10 bidens mensais - o dobro do espaço pela metade do preço do Microsoft 365. Ele não vem com o Office, é verdade, mas para mim não faz a menor diferença já que uso apenas o LibreOffice mesmo.

Comentários

  1. Cara, uma coisa nada a ver com o post mas queria falar, como eu estava falando no post sobre o x.org, eu estava falando sobre a dificuldade de usar linux, e tô passando uma raiva com o linux agora, não consigo instalar direto as versões antigas de softwares, o sistema tá um pouco confuso pra mim, tipo eu não domino 100% o sistema, é só problema de dependências que não acabam, e fico forçando a instalação copiando tudo do arquivo .deb para /, mas o aplicativo aparece mas não executa, e as vezes o sistema quebra todo e tenho que reinstalar. É complicado cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo no windows eu consigo instalar software antigo de sei lá 2017, numa boa, aí no linux passo a maior dificuldade, não quero dizer que o windows é melhor, porque o linux é incrível, mas as vezes eu passo umas raiva com esse linux

      Excluir
    2. Retrocompatibilidade nunca foi o forte do Linux mesmo... mas qual é o motivo de querer usar software antigo neste caso?

      Excluir
    3. É porque rodo linux num pen-drive em diferentes máquinas, mas por exemplo tenho uma máquina que roda Ubuntu 22.04 até que bem, mas não consigo instalar o virtualbox da versão 5.x, que não requer vt-x, porque o processador dele não tem vt-x , mas tem outros softwares com versões antigas que rodam melhor, e eu fico passando dificuldade pra simplesmente instalar uma versão mais antiga, por exemplo, fiquei lutando pra tentar compilar uma versão antiga do vlc, porque as dependências não estavam mais disponíveis no repositório, acho que os desenvolvedores das destros do Linux deveriam ter pensado em uma maneira melhor de lidar com os pacotes, tipo um único arquivo .deb que tivesse todas as dependências, ou um executável que facilitasse a instalação

      Excluir
    4. Flatpak, AppImage, Snap... todos tem em mente justamente isso. Agora versão velha não é algo comum mesmo. É mais negócio trocar seu processador do ficar passando trabalho. (meus dois centavos, claro)

      Excluir
    5. Bom, sim é verdade que esse negócio de versão velha é estranho, mas o problema do virtualbox resolvi fazendo o downgrade do Ubuntu, agora tô no 18.04 LTS, e coloquei sudo apt-get install virtual box 5.2.0, e realmente instalou essa versão e deu certo, mas uma coisa que uma distro chamada puppy linux tem é arquivos .sfs instalaveis, simplesmente baixei na Internet esse arquivo de versões antigas de programas e instalou numa boa, então seria bom se o gerenciamento de pacotes das distros fosse algo assim, mas eu ainda sou meio novo no Linux, então posso estar errado, mas vou pesquisar sobre o flatpak

      Excluir
    6. Cheguei a conclusão de que o appimage é o mais fácil, então é só pesquisar no Google o app e o appimage dele

      Excluir
    7. Mas sério, linux é incrível, mas acho que só vai pra frente quando ficar mais prático de instalar as coisas, eu acho que deveria ter um padrão de um arquivo de instalação do app, que você pega, baixa na Internet e instala no Linux, tipo no Mac OS tem um arquivo hfs que você arrasta a pasta do app para a pasta de aplicativos, no Linux deveria ter sei lá algo parecido, esse apt-get install não dá muita liberdade

      Excluir
    8. O suporte oficial do Ubuntu 18.04 LTS acabou... mas se você se inscrever na Canonical é possível conseguir mais cinco anos de suporte na faixa.

      Acredito que seja tempo suficiente para você trocar de processador/máquina... kkkkk

      Excluir
    9. eu to usando sem suporte, mas essa é uma segunda maquina, mas como principal uso o windows mesmo, já que minha impressora não tem drivers para linux. Eu tava só dando uma experimentada no linux mesmo

      Excluir

Postar um comentário