Sim, a plataforma oficial de testes de hardware antigo está de volta! Aproveite e veja também as novidades sobre a retomada dos benchmarks no blog.
Já que os novos componentes estão cada vez mais chiliquentos o bravo Athlon Thunderbird está de volta, assim como a Asus A7V133-C! Em relação aos demais itens que vinham sendo utilizados anteriormente nos testes, a principal novidade é a inclusão do disco rígido Seagate Barracuda 7200.7 de 40 GB com o Windows XP, uma vez que algumas placas de vídeo AGP mais recentes não possuem drivers para o 98 SE.
Já a segunda novidade é a troca da fonte de alimentação, com a entrada da velha e boa Thermaltake Purepower W0009 de 420 W. Sendo uma fonte da especificação ATX 1.4 a sua linha de 5 V é bem parruda, excelente para placas-mãe como a Asus A7V133-C que fornecem a alimentação do processador a partir desta linha.
Finalmente temos a retirada do gabinete Sharkoon VS4, uma vez que este conjunto de testes será utilizado exclusivamente em bancada. Sem falar que isto também abre a possibilidade de reutilizar o gabinete em algum outro projeto. 😀
É claro que a postagem de apresentação dos componentes foi atualizada, bem como o projeto como um todo. Confira lá!
A nova metodologia
Não adianta, para mim os benchs sintéticos ainda são a melhor forma de mensurar o poder computacional bruto dos componentes, pois estão bem menos sujeitos a flutuações do que os jogos.
Aqui optei pelos clássicos 3DMark inicialmente até a versão 2003, com os antigos Chris’s 3D e 3DBench do MS-DOS mantidos para referência histórica. Alguns jogos também serão utilizados nas avaliações, mas apenas para fins ilustrativos.
Assim que eu publicar a primeira avaliação nesta nova metodologia colocarei novamente os links para as páginas de resultados no ar. Aguardem! 😉
Comentários
Postar um comentário