Acredito que finalmente encontrei uma plataforma capaz de testar placas de vídeo PCI Express mais antigas de forma satisfatória. Conheçam o Sandytester!
Até meados do ano passado a plataforma que eu usava para testar placas de vídeo era uma Intel LGA 1200 (projeto Naked Avenger), mas devido a alguns problemas tive que buscar outra plataforma para tal finalidade. Uma vez que as premissas principais eram uma melhor compatibilidade com placas de vídeo mais antigas (as PCIE 1.0) e com o Windows 7, acredito que os componentes escolhidos cumprirão estas demandas sem maiores problemas.
Senhoras e senhores, eis o Sandytester!
Processador – Intel Core i7 2600K
Clássico absoluto, não há outra forma de definir esta belezinha. Baseado na microarquitetura Sandy Bridge de 32 nm, conta com quatro núcleos e oito threads. Talvez o melhor aspecto deste processador seja a sua overclockabilidade, embora aqui não o forçarei sem necessidade - algo em torno dos 4 GHz já está de bom tamanho, o que ele consegue com um pé nas costas sem nem precisar aumentar a tensão de alimentação.
Placa-mãe – Gigabyte Z68X-UD3-B3
Tenho esta placa desde nova, e felizmente agora pintou esta oportunidade para ela voltar à ativa. É baseada no chipset Intel Z68 e conta com muitos recursos ótimos para a sua época (tais como portas USB 3.0 e SATA-600), além de excelente compatibilidade tanto a nível de hardware quanto de software.
RAM – 8 GB Geil Enhance Corsa DDR3-1600
Plenamente suficientes para a demanda.
SSD – Rise Mode Gamer Line de 960 GB
Decidi concentrar as funções de disco de apoio (o famoso “discoringa bombado”) com os testes de placas de vídeo em apenas uma unidade. Para tanto, criei nele duas instalações independentes do Windows 10 (além do 7), uma para cada cenário, em conjunto com uma partição de dados de uso comum. Esta unidade é plenamente suficiente para tal demanda.
Cooler - Deep Cool Ice Edge Mini FS 2.0
Apesar das suas dimensões reduzidas é um cooler bastante capaz.
Fonte de alimentação – EVGA 700B
É uma fonte de ótima qualidade com potência suficiente para a avaliação de todas as placas de vídeo (ao menos as que eu tenho aqui).
Sistema operacional #1 – Windows 10 LTSC 2021
Ainda é a melhor alternativa para a função, pela compatibilidade tanto com os softwares quanto com as placas e seus drivers. E a edição LTSC tem a vantagem de não vir entupida de bloatwares.
Sistema operacional #2 - Windows 7 Ultimate
Algumas placas de vídeo mais antigas simplesmente não possuem driver para o Windows 10, ou este apresenta funcionamento inadequado nesta versão do sistema operacional. Assim nada melhor do que o velho e bom Windows 7 para podermos avaliar tais placas sem limitações oriundas da falta de compatibilidade.
Por hoje é só pessoal. Até a próxima parte!
Aí, sim! Tudo o que é preciso pra debulhar essas plaquinhas de vídeo.
ResponderExcluirExato!!
Excluir