Sim, todos sabemos que há formas de burlar as limitações impostas pela Microsoft no Windows 11, mas o VMware Workstation permite que o sistema seja instalado sem quaisquer modificações. Veja também como instalar o pacote VMware Tools.
Primeiramente inicie a criação de uma nova máquina virtual como eu mostro aqui. Quando o Windows 11 é selecionado como sistema guest, é exibida a tela abaixo para a configuração da chave do módulo TPM virtual.
Particularmente eu deixo o próprio VMware gerar uma chave e salvá-la, além de aplicar a mesma apenas para os arquivos necessários.
Na tela de seleção de firmware escolha o tipo UEFI e habilite o secure boot.
No fim a nova VM ficará mais ou menos assim:
E a instalação do Windows 11 deverá ocorrer sem problemas.
Instalando o VMware Tools
O Tools é um conjunto de drivers e recursos que melhoram muito a experiência com a máquina virtual. Para o instalar clique no menu VM e escolha a opção:
O aplicativo fará o download dos arquivos do Tools, e caso o sistema host seja Linux será preciso fornecer a senha do seu usuário para finalizar o processo.
Feito isto a imagem de disco do Tools será montada automaticamente na VM e a instalação começará.
Eu costumo instalar todos os componentes.
Por hoje é só pessoal. Até a próxima!
Em tempo, todas as postagens sobre o VMware Workstation podem ser conferidas aqui. 😉
Nós sabemos que boa parte da renda da Microsoft vem da venda de licenças do S.O., porém essa história de exigir TPM para instalar o Windows 11 não deixou de ser uma grande sacana*** da empresa tendo em vista que muitos PCs com boas configurações e em ótimo estado ficaram de fora da atualização...☹️
ResponderExcluirE o fim do suporte ao Windows 10 vai fazer muita gente trocar de máquina, e muitas máquinas ainda boas, como os primeiros Ryzen e os Intel de sétima geração. E quase todos estão presos na "Winmatrix", assim serão poucos os que vão migrar para Linux.
ExcluirÉ a Microsoft com a sua eterna busca pela obsolescência programada, sempre com as bênçãos da Intel e AMD.
Para máquinas antigas sem suporte ao TPM 2.0 resta: (1) manter o Windows 10 por algum tempo; (2) usar o Windows 11 na gambiarra enquanto a Microsoft permitir ou (3) migrar pro Linux ou (4) obviamente a mais cara de todas: comprar ou montar um novo computador pra rodar o Windows 11.
ResponderExcluirÉ no mínimo sacanagem o Windows 11 poder ser rodado oficialmente num Celeron N4020 e precisar de gambiarra para rodar no Intel Core i7 de sétima geração kkkk (rindo de nervoso).
O dono da máquina tem direito de não querer usá-la mais, porém poderiam fazer doações para ONGs e instituições de caridade (ao invés de simplesmente descartar no lixão os PCs que ainda estarão bons para uso)... O problema é que nem todo mundo tem consciência ambiental... O melhor uso após o vencimento do suporte seria, na minha opinião, colocar algum S.O. livre!
ExcluirIsso sem falar dos Ryzen 1000, que ainda são chips plenamente capazes para todas as tarefas! Esses PCs rodariam maravilhosamente qualquer distribuição LInux, mas infelizmente muitos serão descartados apenas por não rodarem o Windows 11 de forma oficial. Uma lástima.
ExcluirA Microsoft é só cascata com a história do "não suportado" (eu acreditei no besteirol deles 🙈 no início). Apenas recentemente subiram *de verdade* o requerimento no 11 24H2, exigindo CPU com POPCNT, que existe desde os Intel Nehalem e AMD K10; ou seja, processadores pré-históricos igual!! Sem a instrução, o kernel nem sobe.
ExcluirEssas máquinas não tão velhas podem deixar de serem descartadas usando o Windows 11 para quem não está disposto a migrar para Linux ou o que for. As *adaptações* para tal são conhecidas e testadas. 💫 👨🔬 🤣 Para atualizar dentro do 10:
https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1690059-como-fazer-para-ativar-o-tpm-20-no-notebook-samsung-intel-core-5-i3-4gb/?do=findComment&comment=8767580
Lembrando que o mínimo para instalar o 11 é UEFI, mas isso qualquer hardware de ~2012 para frente suporta, pois foi quando o Windows 8 fez os fabricantes acordarem para a vida.
ExcluirPois é, isso só mudaria se algum dia eles colocarem algum tipo de trava/limitação para sistemas não oficialmente suportados, em alguma futura revisão do Windows 11. Não acho que eles fariam isso, mas vai saber...
ExcluirHá a opção de instalar o Windows 10 IoT Enterprise LTSC. Esta versão tem suporte até 2032.
Excluir