Pular para o conteúdo principal

Análise – placa de vídeo AMD Radeon RX 560 (Huananzhi)

Chegou a hora de avaliarmos uma placa de vídeo edição dragão chinês! Será que a RX 560 da Huananzhi presta ou será o mesmo fiasco da placa-mãe “X79”? Veja o que rolou!

Análise – placa de vídeo Radeon RX 560 (Huananzhi)

Comecemos pela embalagem, até que é estilosa!


Sempre é bom termos um número para ligar em caso de problemas!


Eis a plaquinha. Até que o acabamento é estiloso!


Lembre-se, nunca retire o selo para não perder a garantia. Senão la garantia soy yo!


A conectividade é completa: uma porta DVI-D, uma HDMI 2.0b e uma DisplayPort 1.4a. A placa não requer o uso de um conector de alimentação.


As especificações de referência da GPU Radeon RX 560 são as seguintes:

  • Microarquitetura Polaris 21 de 14 nm
  • 1024 Stream Processors
  • Frequência base de 1175 MHz e máxima de 1275 MHz
  • 4 GB de VRAM GDDR5, com interface de 128 bits e frequência de 1750 MHz (banda de 112 GB/s)
  • Interface PCI Express 3.0 x8
  • TDP de 75 W
  • Suporte ao DirectX 12, OpenGL 4.6 e Vulkan 1.3

Como podemo ver pelo GPU-Z, o dragão chinês manteve praticamente todas as características do chip de referência, mas há duas alterações importantes: a frequência da GPU foi ligeiramente reduzida para 1150 MHz, enquanto que a da VRAM para 1500 MHz diminuindo a banda para 96 GB/s. Pegadinha do flango flito!


Nos testes com o Sandytester tudo dentro do esperado: a RX 560 dragão chinês ficou bem atrás das demais placas, porém consistentemente à frente da GeForce GT 1030. É um desempenho suficiente para jogar a 720p ou talvez a 1080p com a qualidade (bem) reduzida, mas de qualquer forma ela não pode ser considerada uma opção viável para os mastodônticos jogos atuais.






O veredicto

Embora sem a mesma quantidade de problemas da placa-mãe “X79” da empresa que eu avaliei, esta RX 560 da Huananzhi não segue as especificações de referência da GPU. Vale notar ainda que o meu exemplar foi comprado há um tempinho e estava na fila para análise, já com a sanha arrecadatória atual o seu custo ficaria longe de qualquer benefício.

Quanto à Radeon RX 560 em si, considero que ela não dá mais conta nos jogos atuais. Entretanto é uma boa opção para PCs de trabalho e aqueles voltados para a reprodução de mídias, pelo seu baixo TDP e por não requerer um conector de alimentação externo. Também é uma boa pedida para jogos mais antigos.

Comentários

  1. Pra um sistema de jogos 720p ou emuladores, dá pro gasto, ainda são viáveis, já que acima disso compensa comprar mais um PS4 ou XOne usado (PS4 pela disponibilidade de jogos e consoles, XOne pelo XCloud).
    Minha GTX 1060 3GB está vivíssimo até hoje, arriscando até emular PS3 com alguns gargalos em poucos jogos, ainda estamos sofrendo os efeitos da pandemia na informática, meia década se passou e os preços continuam a subir e subir, o jeito é nivelar pra baixo e recorrer ao dragão chines ou paraguaio mesmo que temporariamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 720p arrisco dizer que ela leva a maioria dos jogos, mesmo os atuais. No meu vindouro projeto mostrarei mais sobre ela.

      Excluir
    2. Fico no aguardo do próximo projeto com mais detalhes sobre essa placa :)

      Excluir

Postar um comentário