Pular para o conteúdo principal

Análise – SSD Adata SU650

Os SSDs SU650 da Adata são voltados ao mercado de entrada com preços competitivos. Confira aqui a minha análise sobre o modelo com 512 GB de capacidade.

Análise – SSD Adata SU650

Eis a embalagem:


O SU650 conta chips flash NAND TLC que gravam três bits de dados em cada célula de armazenamento, aumentando desta forma a densidade e reduzindo o preço por gigabyte, ao custo de uma menor durabilidade se comparado aos chips MLC e SLC que gravam dois e um bit em cada célula, respectivamente. O chip controlador é o Realtek RTS5735DLQ.


Segundo a Adata, o TBW (Total Bytes Written) desta unidade é de ótimos 280 TB. Trata-se da quantidade de dados que podem ser gravadas no dispositivo sem que ocorra degradação de performance, é como se fosse a garantia do fabricante. Para contextualizar, se todo dia eu reinstalar o Windows 10 que ocupa cerca de 20 GB, eu levaria nada menos do que 14336 dias ou 39 anos para atingir o TBW da unidade. 😲


A publicidade do modelo informa taxas sequenciais de 520 MB/s para leitura e de 450 MB/s para escrita. Conforme os testes a escrita ficou ligeiramente abaixo, porém a leitura ficou um pouco acima em flutuações que podem ser consideradas normais.



O veredicto

O SU650 entrega resultados honestos condizentes com a sua faixa de preço e posição no mercado. É um modelo de baixo custo que pode ser considerado por aqueles que finalmente quiserem ingressar no maravilhoso mundo dos SSDs.

Um abraço e até a próxima!

Comentários

  1. SSD hoje em dia é necessidade. Windows 10 requer um SSD para ter um desempenho decente. Windows 11 eu nunca usei, mas claramente requer SSD também. O SSD sata 3 é a porta de entrada, pois pode ser colocado até mesmo em antigos Core2Duo que ainda estão por aí funcionando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único lugar em que ainda existem entusiastas de discos rígidos é o fórum Clube do Hardware.

      Excluir
    2. Ainda assim, eu prefiro um bom disco rígido a um SSD chinês tipo Goldenfir, etc.

      Excluir
    3. Comprei um SSD Goldenfir 128GB em Dezembro/2021 para uso pessoal e teste também, e até hoje ele funciona muito bem, está instalado o Windows e principais programas, porem pelo que vejo é sorte de ser um lote que os chips são de boa qualidade, e somente acima de 128GB que usam chips decentes, os de 32GB tem desempenho nível MicroSD pirata kkk, já instalei 3 SSD Goldenfir e 1 SSD Xraydisc nos notes que fiz a troca do HD (e um também substituindo o HD do PS4) e até hoje, nenhuma deles teve quaisquer problemas, vamos ver futuramente, até agora, SSD SATA do Aliexpress foi só alegria

      Excluir
    4. Realmente o de 32 GB é terrível: https://www.michaelrigo.com/2020/05/chinadisk-retorno.html

      Excluir
  2. Comprei meu primeiro SSD em 2011 e nunca mais olhei para trás. Desde então só uso discos mecânicos nos meus PCs antigos e para backup de grande quantidade de dados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que nessa época o SSD tinha preço por gigabyte muito mais alto que o HD. Claro que podia-se usar um SSD para o sistema operacional e um HD para os dados. Outra solução (para quem tinha familiaridade no assunto) era fazer um RAID de dois HDs.

      Excluir

Postar um comentário