Pular para o conteúdo principal

Análise – SSD Adata SU650

Os SSDs SU650 da Adata são voltados ao mercado de entrada com preços competitivos. Confira aqui a minha análise sobre o modelo com 512 GB de capacidade.

Análise – SSD Adata SU650

Eis a embalagem:


O SU650 conta chips flash NAND TLC que gravam três bits de dados em cada célula de armazenamento, aumentando desta forma a densidade e reduzindo o preço por gigabyte, ao custo de uma menor durabilidade se comparado aos chips MLC e SLC que gravam dois e um bit em cada célula, respectivamente. O chip controlador é o Realtek RTS5735DLQ.


Segundo a Adata, o TBW (Total Bytes Written) desta unidade é de ótimos 280 TB. Trata-se da quantidade de dados que podem ser gravadas no dispositivo sem que ocorra degradação de performance, é como se fosse a garantia do fabricante. Para contextualizar, se todo dia eu reinstalar o Windows 10 que ocupa cerca de 20 GB, eu levaria nada menos do que 14336 dias ou 39 anos para atingir o TBW da unidade. 😲


A publicidade do modelo informa taxas sequenciais de 520 MB/s para leitura e de 450 MB/s para escrita. Conforme os testes a escrita ficou ligeiramente abaixo, porém a leitura ficou um pouco acima em flutuações que podem ser consideradas normais.



O veredicto

O SU650 entrega resultados honestos condizentes com a sua faixa de preço e posição no mercado. É um modelo de baixo custo que pode ser considerado por aqueles que finalmente quiserem ingressar no maravilhoso mundo dos SSDs.

Um abraço e até a próxima!

Comentários

  1. SSD hoje em dia é necessidade. Windows 10 requer um SSD para ter um desempenho decente. Windows 11 eu nunca usei, mas claramente requer SSD também. O SSD sata 3 é a porta de entrada, pois pode ser colocado até mesmo em antigos Core2Duo que ainda estão por aí funcionando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único lugar em que ainda existem entusiastas de discos rígidos é o fórum Clube do Hardware.

      Excluir
    2. Ainda assim, eu prefiro um bom disco rígido a um SSD chinês tipo Goldenfir, etc.

      Excluir
    3. Comprei um SSD Goldenfir 128GB em Dezembro/2021 para uso pessoal e teste também, e até hoje ele funciona muito bem, está instalado o Windows e principais programas, porem pelo que vejo é sorte de ser um lote que os chips são de boa qualidade, e somente acima de 128GB que usam chips decentes, os de 32GB tem desempenho nível MicroSD pirata kkk, já instalei 3 SSD Goldenfir e 1 SSD Xraydisc nos notes que fiz a troca do HD (e um também substituindo o HD do PS4) e até hoje, nenhuma deles teve quaisquer problemas, vamos ver futuramente, até agora, SSD SATA do Aliexpress foi só alegria

      Excluir
    4. Realmente o de 32 GB é terrível: https://www.michaelrigo.com/2020/05/chinadisk-retorno.html

      Excluir
  2. Comprei meu primeiro SSD em 2011 e nunca mais olhei para trás. Desde então só uso discos mecânicos nos meus PCs antigos e para backup de grande quantidade de dados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que nessa época o SSD tinha preço por gigabyte muito mais alto que o HD. Claro que podia-se usar um SSD para o sistema operacional e um HD para os dados. Outra solução (para quem tinha familiaridade no assunto) era fazer um RAID de dois HDs.

      Excluir
  3. Olá
    Comprei esse mesmo SSD na Black Friday da Terabyte, paguei 189,90 + 10 de frete, mais barato que comprar no Aliexpress, esperando chegar, lembrando que a ADATA oferece 3 anos de garantia, achei o preço excelente pra um SSD de 512GB

    ResponderExcluir

Postar um comentário