Pular para o conteúdo principal

PS5 SQN #1

Seria a SQN uma nova edição do PS5, nos mesmos moldes do Slim e do caríssimo Pro? Não! SQN é Só Que Não, um nome totalmente de acordo com este PC montado com a placa-mãe AMD Cardinal.

PS5 SQN #1

Fazia algum tempo que eu queria montar um novo PC mini ITX, e a placa-mãe AMD Cardinal em um primeiro momento mostrou-se uma boa alternativa, afinal era a chance de ter um PS5 caseiro! Porém ao checar as suas especificações vi que não seria bem assim, mas como o preço estava razoável e eu realmente curto hardware “diferentão” resolvi seguir em frente, em mais um exemplo da piora da minha sanidade mental. 😜

Mas chega de conversa e vamos aos componentes!

Placa-mãe – AMD Cardinal

A Cardinal concentra um SoC AMD 4700S com a GPU desabilitada, além de 16 GB de RAM GDDR6. O seu maior problema é a conexão do slot PCI Express, que é de apenas x4 e na especificação 2.0 ainda por cima.


Placa de vídeo – AMD Radeon RX 560 (Huananzhi)

Com uma conexão PCIE tão limitada não fazia o menor sentido usar uma caríssima RTX 4090 nesta montagem, assim uma singela RX 560 está de bom tamanho. Sem falar que, para uma placa-mãe da gambiarra, nada melhor que uma placa de vídeo igualmente da gambiarra.


SSD – Adata SU650 de 512 GB

É uma unidade de baixo custo, perfeita para esta utilização.


Unidade óptica – Lite-On BD-RW

Sim, o meu PS5 pode ser capenga mas ao menos tem uma unidade óptica, chupa PS5 Pro! 😎

Para um PC voltado à reprodução de mídias tal unidade faz sentido, pois tenho muitos Blu-Rays e DVDs de filmes por aqui.


Fonte de alimentação – Cooler Master MWE de 450 W

Muito mais do que suficiente para a configuração.


Gabinete – Sharkoon Shark Zone C10

Apesar de ser extremamente compacto, tem boas possibilidades de expansão além de um visual maneiro!


Sistema operacional – Windows 10 22H2

Inicialmente eu instalei o Ubuntu nele, mas devido à resistência dos outros utilizadores do equipamento reverti ao sistema do tio Bill. Como a Cardinal não suporta oficialmente o Windows 11 (e também não sou um grande admirador desta versão...), coloquei o 10 22H2 mesmo e vou usá-lo até explodir, ou até conseguir mudar para alguma distribuição Linux.


Um abraço e até a próxima parte!

Comentários