Pular para o conteúdo principal

Flight Simulator 2024 e a escalada dos requisitos de hardware

Há alguns dias a Microsoft publicou os requisitos de hardware para o novo jogo da sua famosa franquia de simuladores de voo. Pois é amigos, continuar membro da PC Master Race aqui no Bostil vai ficar cada vez mais difícil.


Flight Simulator 2024 e a escalada dos requisitos de hardware 

 

Indo direto ao ponto, estes são os requisitos. Entre parênteses estão as observações da Microsoft sobre a performance esperada.

Mínimo (1080p e 30 quadros por segundo)

  • CPU: AMD Ryzen 5 2600X ou Intel Core i7 6800K
  • RAM: 16 GB
  • Vídeo: AMD Radeon RX 5700 ou Nvidia GeForce GTX 970, com 4 GB de VRAM

 
Recomendado (1440p e 30 quadros por segundo)

  • CPU: AMD Ryzen 7 2700X ou Intel Core i7 10700K
  • RAM: 32 GB
  • Vídeo: AMD Radeon RX 5700 XT ou Nvidia GeForce RTX 2080, com 8 GB de VRAM


Ideal (4K entre 40 e 50 quadros por segundo)

  • CPU: AMD Ryzen 9 7900X ou Intel Core i7 14700K
  • RAM: 64 GB
  • Vídeo: AMD Radeon RX 7900 XT ou Nvidia GeForce RTX 4080, com 12 GB de VRAM


Todas as configurações exigem 50 GB de armazenamento (SSD) e o Windows 10/11. Vale lembrar que o jogo também será lançado para os Xbox Series S e X.

Aqui entre nós: o mínimo pode ser descartado pois o desempenho muito provavelmente será deplorável. Para as demais configurações chama a atenção os requerimentos de RAM e vídeo, e dependendo do investimento necessário para o upgrade financeiramente pode valer bem mais a pena comprar um Xbox Series X, dado o alto custo do hardware no Bostil.

Ah Michael, mas com certeza a qualidade gráfica nos consoles vai ser capada! Certamente que vai. Mas neste estilo de jogo quem se divertirá mais? Aquele que plugar o seu Series X numa TV gigante para simplesmente desfrutar do jogo, ou o Master Race que fica com o nariz grudado num monitor pequeno procurando diferenças na qualidade das texturas do ultra e se dá para notar o Ray Tracing (isso depois de ter gasto uma nota no upgrade)?

Respondo por mim: eu prefiro jogar numa TV gigante, sem pensar meia vez. Se antes eu estava em dúvida entre o PS5 Slim ou o Series X, com este título estou pendendo bem mais para o produto do tio Bill o que também me deixaria pronto para desfrutar do GTA VI no lançamento, coisa que a Master Race não poderá fazer.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Comentários

  1. Para quem gosta de jogar games de PC talvez seja mais interessante adquirir um Steam Deck ou algo similar ao invés de montar um PC gamer com peças caras. E para quem prefere videogame talvez compense mesmo pegar um XBOX ou esperar pelo próximo console da Nintendo. A Tec Toy está para lançar o Zeenix, mas se o preço for muito salgado aí complica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que cada um deve escolher a plataforma que mais tenham jogos que se quer jogar... apenas que no caso do PC há os agravantes de upgrades mais constantes e do custo do hardware, principalmente no Bostil.

      O Steam Deck pode ser uma boa, o maior ponto negativo é que ele não tem compatibilidade plena com todos os jogos, por rodar Linux e usar o Proton.

      Excluir
    2. No fim das contas a maioria do pessoal acaba jogando mesmo em Smartphones porque o Hardware é mais acessível e muitos dos jogos são gratuitos. Aqui no Brasil tanto os videogames quanto os PCs mais parrudos são caros. Eu ando pensando em voltar a jogar nessa plataforma (Smartphone) por conta do custo mais reduzido!☹️

      Excluir
    3. Michael, acho que o steam deck dá pra instalar windows

      Excluir
    4. @JTBA ABTJ: pois é, dei uma olhada nos preços e o Series X está coisa de quase 4.5K. Complicado. Acho que vou colocar mais RAM no meu PC de jogos (o XPCBox) e boa, acredito que dá para tirar um caldo da RTX 2080 Ti por mais alguns anos ainda abrindo mão de firulas como Ray Tracing. Trocar por um gabinete mais compacto também está nos planos, o que facilitaria ligar ele também na TV para jogar na tela grande.

      @Anônimo: é verdade, inclusive a própria Steam fornece drivers para Windows. Só não é possível ainda fazer dual boot do Windows e o SteamOS.

      Excluir
  2. O dólar vai para a estratosfera. Estamos mais fritos ainda.

    ResponderExcluir
  3. Pelas configurações mostradas, o Flight Simulator é realmente bem exigente para jogar de maneira decente, requerendo upgrades ou um pc novo pro pessoal. Some-se a isso o poder de compra do brasileiro ser ruim e isso dá a dimensão do problema. Com a política econômica atual, o problema vai piorar, porque o governo atual não tem responsabilidade fiscal (e tinha gente que dizia que Lula e Bolsonaro eram a mesma coisa... pfff... tá aí a realidade na cara... Certo que o Bolsonaro falava umas idiotices, mas pelo menos na economia o Paulo Guedes era bem mais competente).

    Mas voltando ao assunto de hardware: eu fico imaginando os requisitos pro GTA VI quando sair. Talvez sequer rode no Windows 10 e vá pro Windows 11 direto. Geralmente GTA depende muito de processador, mas claro, não dá pra rodar bem com placas gráficas muito básicas. Ou seja, provavelmente vai haver uma onda de upgrades, dinheiro gasto... e será que os Kits XEON que o pessoal compra aos montes vai "sobreviver" ao GTA VI e aos demais jogos atuais?

    Essas questões me fazem pensar que talvez seja melhor virar consolista, já que é só ligar e jogar. Quer dizer, mais ou menos, as vezes precisa baixar alguma atualização. Mas, pelo menos, pode ter um custo-benefício bem melhor que montar ou atualizar um PC...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu já tenho um PC razoável para jogos (Ryzen 7 5800X3D e RTX 2080 Ti) acho melhor apenas aumentar a RAM dele (atualmente com 16 GB) para rodar o FS 2024, que é uma das minhas franquias favoritas. Se eu não tivesse era melhor mesmo partir para um console, que mesmo com os preços nível Bostil no final acaba ficando bem mais barato - com o preço de um Series X ou PS5 Slim mal dá para comprar uma placa de vídeo intermediária atualmente, sem falar dos demais componentes.

      Sem querer entrar em discussões políticas (fiz isso em um passado recente e me arrependo amargamente), não tem como confiar nas políticas econômicas do atual governo. A tendência é só piorar.

      Excluir
    2. Também motivou a minha decisão o fato das memórias DDR4 estarem com o preço em dólar mais baixo atualmente, uma vez que elas estão deixando de ser o padrão do mercado.

      Excluir

Postar um comentário