Pular para o conteúdo principal

O primeiro K6 (Microsoft Plus!)

Nesta postagem revisitaremos o clássico aplicativo Microsoft Plus! 95, que trouxe várias melhorias visuais e de recursos ao Windows 95.

O primeiro K6 #3

Uma vez que os principais recursos do Windows 95 já foram abordados em detalhes no projeto K5, aqui demonstrarei as funcionalidades do pacote Plus! 95 que era um add-on vendido separadamente.

O Plus! trouxe ao sistema diversos novos recursos, como o compactador de disco DriveSpace e até mesmo um pequeno servidor de conexões discadas.


Estes são os “avanços visuais”, cujo destaque é a exibição dos ícones com mais cores e a suavização de fontes, o embrião do Clear Type dos Windows atuais.


Eis o Agente do Sistema que permite programar a execução de tarefas, que depois evoluiu para o Agendador de Tarefas como temos hoje.


Sem dúvida que o maior destaque do Plus! são os temas para a área de trabalho, que mostram como o pessoal tinha bem mais criatividade antigamente. Mostrarei todos eles aqui (clique nas imagens para ampliar), desta forma esta postagem será mais um deleite visual sem tanta conversa fiada deste que vos escreve.





Este era o meu favorito na época








Finalizando, o 3D Pinball é um jogo bastante divertido e outro destaque do pacote.


Por hoje é só, pessoal. Até a próxima parte!

Comentários

  1. Usei muito o Plus no Windows 98 :D, bons tempos e saudade inclusive. Pro meu gosto pessoal (duvidoso?), gosto mais da interface dos Windows 9X/2000 do que do XP em diante.

    ResponderExcluir
  2. Também gosto da simplicidade do desktop clássico do Windows! Até o Windows 7 tinha a opção de mudar para o tema mais clássico, mas retiraram isso a partir do Windows 8 (embora eu goste da interface Metro). No Windows 11 tentaram fazer uma cópia barata da interface do Mac OS centralizando os ícones na barra e, na minha opinião, ficou horrível... O conteúdo do Plus! (principalmente na parte de temas) vinha de fábrica com o Windows Me e eu gostava bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Microsoft fica tentando "chupar" outras interfaces e acaba se perdendo. O Windows 10 tem um pouco do Gnome 3 (nas cores do tema padrão) e o 11 teve como inspiração o já citado Mac OS.

      Excluir
  3. Bastante nostálgico esse post. Eu nunca instalei o Microsoft Plus para o Windows 95. Como ele era vendido à parte, provavelmente não valesse o preço que custava... ainda mais aqui no Brasil, que em 1995, com plano Real recém implantado, era um país de muitos pobres... Ainda hoje é, a bem da verdade. Talvez o "Plus a mais (kkkk)" do Windows 95 pudesse já vir instalado em alguns pc's de marca.

    Desses temas mostrados, o meu preferido é o "Pc por dentro", muito bonito. E o Menu Iniciar do Windows 95 é tão bom que resistiu até o Windows 7 (bastava configurar). Por mim, deveria ser mantido como opcional até no Windows 11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei o "Plus a mais" na época, mas era uma cópia "capitão gancho" assim como o próprio Windows 95... rs.

      Se hoje em dia a pirataria é feita por sites que vendem chaves do Windows (e que são anunciados por uma porrada de "influenciadores digitais"...) antigamente era usado o protocolo DPL/DPC: disquete pra lá, disquete pra cá. rsrsrs

      Excluir
    2. Naquela época nem tinha como usar o windows se não fosse pirata, isso foi até o windows xp, que foi o primeiro windows com ativação, e se vc não ativasse, depois de 30 dias o sistema não logava mais. Já no windows vista e 7, se não ativasse, depois de 30 dias ficava sem papel de parede e os temas do windows, mas ainda dava para usar normalmente. Já o windows 10 e 11, dá pra baixar a iso gratuitamente no site da microsoft, e usar normalmente, só que depois de 30 dias fica só a marca d'água, e o sistema é perfeitamente utilizável.

      Excluir

Postar um comentário