Com a ajuda do Resident Evil 4 remake eu finalmente consegui ver um efeito visual gerado por Ray Tracing, e olha que nem foi durante o jogo.
Só consegui ver o tal efeito na tela de configurações de vídeo do referido jogo. Cliquem nas imagens para ampliar.
Bem, por gentileza deixem nos comentários o que vocês acharam. Para mim é um grande desperdício de tempo e dinheiro para simples firulas visuais, que passam despercebidas na maior parte do tempo. Ou será que alguém conseguiria perceber os reflexos na água com o pau comendo no jogo? Eu com certeza não.
E pensar que cansei de ver comparativos onde placas mais caras acabam sendo as recomendadas, pelo simples critério de terem “melhor desempenho em Ray Tracing”. Puta que o pariu, parem o mundo que eu quero descer!
Eis o problema de grande parte da PC Master Race: o que deveria ser apenas uma simples diversão dá lugar a um narcisismo ridículo, com a cultura do “tudo no talo” acabando por dar carta branca para os fabricantes defecarem os preços que quiserem. Dizem que a RTX 5090 chegará por nada menos do que 1900 trumps, 300 a mais do que a 4090. É mole? Não quero nem imaginar o preço dela aqui no Bostil…
Voltando ao jogo em si, tenho um carinho enorme pelo RE4. O zerei no PS2 e na primeira versão para PC de 2005 que era um port bem malfeito, mas neste remake a Capcom se redimiu totalmente: o jogo está muito bonito e bem otimizado, e com a firula chamada Ray Tracing desligada não é preciso uma GPU da Nasa para se divertir.
O único lado ruim é que ele mostra a ferrugem acumulada de duas décadas: se antes eu detonava inimigos e fases com uma mão nas costas (e olha que no PS2 eu jogava em uma minúscula TV de tubo de 14″...), agora o bicho pega bem mais. Ficar velho é phoda.
(postando de novo para arrumar o português)
ResponderExcluirSobre Ray Tracing nem sei direito o que é. 🤣 Agora sobre tomar pau de jogos depois de velho, te entendo. Joguei Control nas últimas semanas (baita jogo, recomendo) e achei difícil pacas. Em algumas batalhas, como a esseJ e Mold-1, literalmente devo ter morrido, somando as duas, umas 100 vezes. Sem brincadeira. kkk Ainda sou razoável em jogos de plataforma, pelo menos.
Ray Tracing basicamente é uma técnica para o cálculo de efeitos visuais (como os de iluminação e reflexos) em tempo real, que teoricamente os deixaria mais realistas. Para tanto ele usa os chamados RT Cores das GeForce RTX, e este é o chamado "Ray Tracing por hardware".
ExcluirHá também o "Ray Tracong por software", onde o driver da Nvidia faz tais cálculos usando os CUDA Cores tradicionais nas placas sem suporte nativo. Esta variação é suportada a partir das GTX 1060 mas o desempenho fica bem prejudicado.
Sobre os jogos, nem me fale. Eu penei para passar da primeira fase do RE4 (para os que já jogaram, é a fase do vilarejo), coisa que eu fiz em cinco minutos quando joguei no PS2 há 20 anos e isso numa TV CRT minúscula - nada de um monitor ultrawide como tenho hoje. Definitivamente os reflexos não são mais os mesmos.
A última placa da Nvidia que tive aposentei há uns dez anos atrás, de lá para cá só tive Intel e ATI! Sinceramente nem ligo para esses efeitos visuais ultra avançados, pois prefiro poupar dinheiro para outras coisas... Quando tiver dinheiro sobrando pego um PS5 Slim ou outro videogame para mim.
ResponderExcluirA última Nvidia minha é justamente essa 2080 Ti que comprei em 2019, ou seja, antes da pandemia e quando os preços ainda estavam "menos enlouquecidos" do que hoje. Depois só tive AMD pois uso mais Linux e o suporte é bem melhor.
ExcluirE sim, na minha opinião um console é uma opção muito mais sensata hoje em dia.
Verdade! Eu desisti de Nvidia (além do preço) por conta da chatice que é para instalar os drivers no Linux! Sinceramente, mesmo que tivesse condições financeiras não montaria PC Gamer! Além do preço alto é quase obrigatório ter o Windows 11 para rodar jogos de outras lojas fora da Steam e minha experiência com esse sistema não tem sido muito boa... O S.O. do PS5 é baseado em FreeBSD e otimizado para o console, muito mais tranquilo de administrar...
Excluir