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Muito hype para pouca 💩

Com a ajuda do Resident Evil 4 remake eu finalmente consegui ver um efeito visual gerado por Ray Tracing, e olha que nem foi durante o jogo. 

Muito hype para pouca 💩

Só consegui ver o tal efeito na tela de configurações de vídeo do referido jogo. Cliquem nas imagens para ampliar.




Bem, por gentileza deixem nos comentários o que vocês acharam. Para mim é um grande desperdício de tempo e dinheiro para simples firulas visuais, que passam despercebidas na maior parte do tempo. Ou será que alguém conseguiria perceber os reflexos na água com o pau comendo no jogo? Eu com certeza não.

E pensar que cansei de ver comparativos onde placas mais caras acabam sendo as recomendadas, pelo simples critério de terem “melhor desempenho em Ray Tracing”. Puta que o pariu, parem o mundo que eu quero descer! 

Eis o problema de grande parte da PC Master Race: o que deveria ser apenas uma simples diversão dá lugar a um narcisismo ridículo, com a cultura do “tudo no talo” acabando por dar carta branca para os fabricantes defecarem os preços que quiserem. Dizem que a RTX 5090 chegará por nada menos do que 1900 trumps, 300 a mais do que a 4090. É mole? Não quero nem imaginar o preço dela aqui no Bostil… 

Voltando ao jogo em si, tenho um carinho enorme pelo RE4. O zerei no PS2 e na primeira versão para PC de 2005 que era um port bem malfeito, mas neste remake a Capcom se redimiu totalmente: o jogo está muito bonito e bem otimizado, e com a firula chamada Ray Tracing desligada não é preciso uma GPU da Nasa para se divertir.

O único lado ruim é que ele mostra a ferrugem acumulada de duas décadas: se antes eu detonava inimigos e fases com uma mão nas costas (e olha que no PS2 eu jogava em uma minúscula TV de tubo de 14″...), agora o bicho pega bem mais. Ficar velho é phoda.

Comentários

  1. (postando de novo para arrumar o português)

    Sobre Ray Tracing nem sei direito o que é. 🤣 Agora sobre tomar pau de jogos depois de velho, te entendo. Joguei Control nas últimas semanas (baita jogo, recomendo) e achei difícil pacas. Em algumas batalhas, como a esseJ e Mold-1, literalmente devo ter morrido, somando as duas, umas 100 vezes. Sem brincadeira. kkk Ainda sou razoável em jogos de plataforma, pelo menos.

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    1. Ray Tracing basicamente é uma técnica para o cálculo de efeitos visuais (como os de iluminação e reflexos) em tempo real, que teoricamente os deixaria mais realistas. Para tanto ele usa os chamados RT Cores das GeForce RTX, e este é o chamado "Ray Tracing por hardware".

      Há também o "Ray Tracong por software", onde o driver da Nvidia faz tais cálculos usando os CUDA Cores tradicionais nas placas sem suporte nativo. Esta variação é suportada a partir das GTX 1060 mas o desempenho fica bem prejudicado.

      Sobre os jogos, nem me fale. Eu penei para passar da primeira fase do RE4 (para os que já jogaram, é a fase do vilarejo), coisa que eu fiz em cinco minutos quando joguei no PS2 há 20 anos e isso numa TV CRT minúscula - nada de um monitor ultrawide como tenho hoje. Definitivamente os reflexos não são mais os mesmos.

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  2. A última placa da Nvidia que tive aposentei há uns dez anos atrás, de lá para cá só tive Intel e ATI! Sinceramente nem ligo para esses efeitos visuais ultra avançados, pois prefiro poupar dinheiro para outras coisas... Quando tiver dinheiro sobrando pego um PS5 Slim ou outro videogame para mim.

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    1. A última Nvidia minha é justamente essa 2080 Ti que comprei em 2019, ou seja, antes da pandemia e quando os preços ainda estavam "menos enlouquecidos" do que hoje. Depois só tive AMD pois uso mais Linux e o suporte é bem melhor.

      E sim, na minha opinião um console é uma opção muito mais sensata hoje em dia.

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    2. Verdade! Eu desisti de Nvidia (além do preço) por conta da chatice que é para instalar os drivers no Linux! Sinceramente, mesmo que tivesse condições financeiras não montaria PC Gamer! Além do preço alto é quase obrigatório ter o Windows 11 para rodar jogos de outras lojas fora da Steam e minha experiência com esse sistema não tem sido muito boa... O S.O. do PS5 é baseado em FreeBSD e otimizado para o console, muito mais tranquilo de administrar...

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