O meu controle do Xbox Series durou pouco mais de um ano, apresentando o famoso problema do drift em um dos acionadores analógicos. É mole?
Mas o que seria o tal drift? Este problema faz o acionador analógico disparar ao ser movimentado, não deixando de executar o comando mesmo depois de solto prejudicando totalmente a experiência nos jogos. Por exemplo, o seu personagem continua se movimentando na direção para onde o analógico foi colocado, mesmo após você o soltar. Simplesmente uma 💩.
Comprei este controle em março do ano passado e ele já deu problema. Se eu fosse daqueles que ficam jogando por horas todos os dias até poderia relevar, mas dificilmente eu consigo jogar mais do que uma hora por dia, isso nos dias que eu o faço. Nem mesmo controles genéricos tais como o Redragon Saturn duraram tão pouco.
E pelo que pesquisei este é um problema comum nestes controles. No meu ele aconteceu no analógico esquerdo.
Tentativa de reparo
Alguns dizem que aplicar um desengripante tipo WD40 no mecanismo pode resolver o problema, outros dizem que se você fizer isso dará ainda mais 💩. Como o meu já estava cagado mesmo resolvi tentar, mas o problema não foi resolvido. De qualquer modo, deixo as instruções de como desmontar o controle para quem estiver com o problema e quiser tentar.
Antes de prosseguir, um aviso: não me responsabilizo se algo der errado. Siga por sua conta e risco, caso não se sinta seguro é melhor levar numa assistência técnica para evitar criar mais problemas.
Ah, também peço desculpas pela baixa qualidade de algumas fotos. Fiz isto na correria pois o meu tempo livre é bem reduzido, mas acredito que dá para entender os procedimentos de boa.
O primeiro passo é remover os acabamentos em ambas as laterais, tomando o cuidado de não “machucar” o plástico. Tais acabamentos são fixados por travas e usei uma chave de fenda de relojoeiro para os destravar.
Com os acabamentos removidos você tem acesso a dois parafusos do tipo torx pequenos, que devem ser retirados usando uma chave adequada.
O último parafuso fica no alojamento das pilhas, sendo necessário fazer um furo na etiqueta para acessá-lo. Caso o seu controle ainda esteja na garantia não é uma boa ideia fazer isso.
Com todos os parafusos removidos podemos retirar o acabamento superior, e em seguida as torres dos acionadores analógicos que são apenas encaixadas.
Como afirmei, no meu caso aplicar desengripante não adiantou. Um paliativo seria trocar o par de trimpots (as peças verdes), mas pelo que vi o mais recomendável é trocar todo o conjunto mesmo. Duh.
Enfim, vou procurar para ver se acho o mecanismo completo por um preço adequado. De qualquer modo, é um completo absurdo um controle que custa tão caro durar tão pouco.
Shame on you, Microsoft!
Ainda bem que não gasto meu rico dinheirinho em controles caros da Microsoft, pois como visto no post é grande a possibilidade de passar raiva... Eu tenho um controle genérico (para PC - também funciona em Smartphone quando conectado a um cabo OTG) )da chinesa Dazz que comprei na pandemia e funciona até hoje e devo ter pago uns R$ 70,00 nele. Também tenho outro da marca chinesa para PS3 que é bem mais antigo e ainda funciona muito bem! Eu entendo sua raiva e frustração, afinal um controle Xbox custa uns R$ 500,00...
ResponderExcluirPois é, se arrependimento matasse!
Excluir