Pular para o conteúdo principal

Asus P5A: o fim está próximo

A minha clássica placa-mãe super 7 Asus P5A passou a apresentar algumas falhas, as quais me fazem duvidar da longevidade dela.

Asus P5A: o fim está próximo

Eis o meu exemplar da simpática Asus P5A baseada no chipset Ali Aladdin V, que é considerado por muitos como o melhor da plataforma. Esta placa é compatível com praticamente todos os processadores para o soquete 7, do Pentium clássico até o K6-III. Ela também possui um slot AGP 2X, recurso muito desejado na época.


Depois desta breve apresentação iremos aos problemas.

Problema #1 – Monitor de hardware louco

De uma hora para outra a placa passou a exibir mensagens de falha no monitoramento de hardware durante o POST, tanto ao ser ligada quanto reiniciada. Ao entrar no seu programa de configuração vemos que as leituras estão completamente fora de quaisquer parâmetros:


O processador instalado é um K6-III de 400 MHz cuja tensão de alimentação é de 2,4 V, se ele realmente estivesse recebendo 4 V provavelmente já teria torrado. 🔥

Primeiramente medi as tensões da fonte e as mesmas estão dentro dos parâmetros - neste diagnóstico eu usei a minha fonte de bancada que considero confiável, mas sempre é bom conferir.

+5 V

+12 V

Agora era a hora de medir as tensões na placa em si. A tensão de alimentação do processador está em 2,48 V, ligeiramente acima do padrão mas ainda dentro da margem de tolerância. Ufa! Ainda bem que não eram os 4 V informados no monitor da placa! 👐


Nesta placa tal tensão pode ser mensurada na saída desta bobina:


A tensão de I/O também está um pouco acima (o padrão da P5A é 3,5 V), mas igualmente dentro da margem.


Esta tensão pode ser medida nesta bobina:


Como as tensões estão corretas o problema provavelmente está no chip que faz o monitoramento dos sensores, que na P5A é o Winbond W83781D:


Desta forma o melhor paliativo é simplesmente desabilitar os monitores de hardware no programa de configuração (BIOS), para que as mensagens de erro deixem de ser exibidas. É possível retirar um chip equivalente de alguma sucata e substituir o presente na P5A, seria algo que eu até tentaria qualquer dia desses se não houvesse outro problema mais sério.

Problema #2 – mau funcionamento de placas ISA

Este problema faz as placas ISA deixarem de ser detectadas de forma intermitente, não sendo possível estabelecer um padrão para tal comportamento. Isto ocorre com qualquer placa ISA em ambos os slots, o que descarta problemas físicos (como soldas trincadas) de um slot específico bem como mau contato.

Inicialmente eu pensei que pudesse ser algo com o controlador de I/O, mas olhando o diagrama de blocos do chipset Ali Aladdin V vi que tal função está concentrada no chip ponte sul M1543, bem como a ponte PCI-ISA que faz a interface entre os dois barramentos.


Assim a suspeita recai sobre a integridade do M1543 ou problemas de solda, o que para mim se torna algo insolúvel pois não tenho como dessoldar e ressoldar chips BGA aqui - e seriamente duvido que algum reparador estaria disposto a fazer tal procedimento em uma placa tão antiga como essa.

De qualquer modo ambos os problemas mostram que a minha P5A está no final da sua vida útil, o que é uma grande pena. Também é algo que prejudica o andamento dos meus projetos, até mesmo pois comprar outra placa equivalente está fora de cogitação com esses preços “padrão Bostil”:


Enfim, tal acontecimento levou-me a refletir e fazer algumas mudanças nos rumos do blog. Mais detalhes em uma futura postagem. 

Comentários

  1. E que tal colocar ela no forno pra tentar reparar algum problema de solda? Se funciona com placas de vídeo, com placas-mãe dá pra tentar, já que parece que uma hora ou outra ela vai parar mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Problemas de solda as vezes se resolve em colocar no forno, existe vários relatos em fórum, talvez uma banho com forno resolva o problema, conseguir reparar uma rx580, e uma HD7870 dessa forma, o problema fica com a qualidade do conserto. Mas para quem não tem nada a perder é uma boa.

    ResponderExcluir
  3. Meus sentimentos pelo possível fim da vida útil da tua Asus P5A, Michael! Agora o problema é catar outra placa dessas plenamente funcional e a bom preço. Considerando que são placas com mais de 25 anos após o lançamento, além da ganância dos vendedores em lucrar $$ com retrohardware, não deve fácil encontrar uma a um preço razoável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente está quase impossível achar hardware antigo com preço bom, tanto aqui como fora. E quando o preço é menor sempre é "no estado", o que significa em 99,9% dos casos que o componente não está funcionando. Difícil.

      Excluir
  4. O maior problema da técnica do forno é a contaminação do mesmo, ainda mais com estas placas antigas que usam solda com chumbo. Prefiro não arriscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda por cima pode piorar a placa de vez, pode acontecer de após o procedimento nem vídeo dar mais

      Excluir
    2. Essas placas mães quando dão problema é um saco, parece que o defeito é alguma força sobrenatural, pq às vezes quando o problema parece ser uma coisa na verdade é outra, arrumando uma coisa pifa outra. Mesmo essas placas tendo mais de 20 anos, o esquema elétrico já é complexo

      Excluir

Postar um comentário