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O primeiro K6 (Jogos)

Juntamente com os primeiros chips gráficos tanto da 3dfx quanto da Nvidia, como será que o K6 foi nos jogos? Confira comigo também no vídeo!

O primeiro K6 #5

Se a época do K5 marcou a transição do MS-DOS para o Windows 95 como plataforma de jogos, aqui temos o advento dos primeiros jogos 3D juntamente com o lançamento das lendárias placas 3dfx Voodoo no final de 1996, que trouxeram consigo a não menos lendária API Glide.

O logo da 3dfx é exibido sempre que um jogo em Glide é executado

A Riva 128 foi lançada no início de 1997 e tornou-se a principal concorrente da Voodoo, mas não fez tanto sucesso devido ao fato de na época o mercado ter abraçado completamente a API Glide. Quem optou pela placa da 3dfx fez um negócio bem melhor em função disto: muitos jogos detectavam a Voodoo e já ativavam automaticamente o suporte ao Glide, era só instalar e se divertir com a melhor qualidade gráfica possível.


Need For Speed II SE

FIFA 98

No vídeo podemos ter uma ideia melhor da dominância da Voodoo. Um dos poucos jogos do período que usa o Direct3D é o Moto Racer, assim os não tão felizes proprietários da Riva 128 tinham que rodar a maioria dos jogos usando a renderização por software. Duh.

Também incluí no vídeo o F1 GP2, que é um dos mais pesados jogos para MS-DOS de modo a vermos a evolução do K6 em relação ao K5 - agora foi possível rodar o jogo com todos os detalhes gráficos habilitados e de modo bem mais fluído.

Outra observação é pertinente: tanto o Quake quanto o Quake II não rodaram em OpenGL na Riva 128 de jeito nenhum. Provavelmente deve ser incompatibilidade com o componente OpenGL ICD do driver da Diamond, e como vimos na segunda parte o driver de referência da Nvidia deixa o sistema completamente instável. Se eu conseguir resolver isso atualizarei esta postagem.

Todos os jogos foram rodados em 640 X 480.


Espero que vocês tenham gostado de mais este projeto. Até a próxima!

Comentários

  1. Mais um ótimo e nostálgico post. Um detalhe importante a ser mencionado: rodar jogos em 640x480 era uma resolução ALTA... o mais comum era se contentar com 320x240 mesmo... e mesmo assim, muitas vezes o jogo rodava a baixos FPS, a gente se contentava em jogar e zerava igual. Não tinha essa "tara por FPS" kkkkk

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    Respostas
    1. Exatamente, o negócio era diversão pura e simples... lembro quando começaram a sair os primeiros jogos otimizados para o Pentium (tipo o Quake e o Road Rash), o meu 486 suava frio para rodar eles mas eu nem ligava, não travando estava louco de bom!

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    2. Bons tempos mesmo, se preocupava mais na diversão não estava nem aí pra gráficos ultrarealista kkk. Uma noticia meio triste descobrir essa semana que o laercio vasconcelos se foi, https://pt.linkedin.com/posts/gabrieltorres1974_la%C3%A9rcio-vasconcelos-faleceu-nesta-segunda-feira-activity-7252436068065566720-HCnX pena.

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    3. Putz, eu não sabia do falecimento do Laercio Vasconcelos. Foi uma grande perda pro mundo da tecnologia em geral. Lembro-me do site dele, onde tinha perguntas e respostas feitas lá nos anos de 1996 até 2002/2003... pessoal perguntando sobre 486 até Pentium 4 e ele respondia. Foi um ótimo autor de hardware, sem dúvida.

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    4. É uma enorme perda. Foi um dos maiores autores brasileiros sobre tecnologia, sem dúvida.

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