Juntamente com os primeiros chips gráficos tanto da 3dfx quanto da Nvidia, como será que o K6 foi nos jogos? Confira comigo também no vídeo!
Se a época do K5 marcou a transição do MS-DOS para o Windows 95 como plataforma de jogos, aqui temos o advento dos primeiros jogos 3D juntamente com o lançamento das lendárias placas 3dfx Voodoo no final de 1996, que trouxeram consigo a não menos lendária API Glide.
O logo da 3dfx é exibido sempre que um jogo em Glide é executado |
A Riva 128 foi lançada no início de 1997 e tornou-se a principal concorrente da Voodoo, mas não fez tanto sucesso devido ao fato de na época o mercado ter abraçado completamente a API Glide. Quem optou pela placa da 3dfx fez um negócio bem melhor em função disto: muitos jogos detectavam a Voodoo e já ativavam automaticamente o suporte ao Glide, era só instalar e se divertir com a melhor qualidade gráfica possível.
Need For Speed II SE |
FIFA 98 |
No vídeo podemos ter uma ideia melhor da dominância da Voodoo. Um dos poucos jogos do período que usa o Direct3D é o Moto Racer, assim os não tão felizes proprietários da Riva 128 tinham que rodar a maioria dos jogos usando a renderização por software. Duh.
Também incluí no vídeo o F1 GP2, que é um dos mais pesados jogos para MS-DOS de modo a vermos a evolução do K6 em relação ao K5 - agora foi possível rodar o jogo com todos os detalhes gráficos habilitados e de modo bem mais fluído.
Outra observação é pertinente: tanto o Quake quanto o Quake II não rodaram em OpenGL na Riva 128 de jeito nenhum. Provavelmente deve ser incompatibilidade com o componente OpenGL ICD do driver da Diamond, e como vimos na segunda parte o driver de referência da Nvidia deixa o sistema completamente instável. Se eu conseguir resolver isso atualizarei esta postagem.
Todos os jogos foram rodados em 640 X 480.
Espero que vocês tenham gostado de mais este projeto. Até a próxima!
Mais um ótimo e nostálgico post. Um detalhe importante a ser mencionado: rodar jogos em 640x480 era uma resolução ALTA... o mais comum era se contentar com 320x240 mesmo... e mesmo assim, muitas vezes o jogo rodava a baixos FPS, a gente se contentava em jogar e zerava igual. Não tinha essa "tara por FPS" kkkkk
ResponderExcluirExatamente, o negócio era diversão pura e simples... lembro quando começaram a sair os primeiros jogos otimizados para o Pentium (tipo o Quake e o Road Rash), o meu 486 suava frio para rodar eles mas eu nem ligava, não travando estava louco de bom!
ExcluirBons tempos mesmo, se preocupava mais na diversão não estava nem aí pra gráficos ultrarealista kkk. Uma noticia meio triste descobrir essa semana que o laercio vasconcelos se foi, https://pt.linkedin.com/posts/gabrieltorres1974_la%C3%A9rcio-vasconcelos-faleceu-nesta-segunda-feira-activity-7252436068065566720-HCnX pena.
ExcluirPutz, eu não sabia do falecimento do Laercio Vasconcelos. Foi uma grande perda pro mundo da tecnologia em geral. Lembro-me do site dele, onde tinha perguntas e respostas feitas lá nos anos de 1996 até 2002/2003... pessoal perguntando sobre 486 até Pentium 4 e ele respondia. Foi um ótimo autor de hardware, sem dúvida.
ExcluirÉ uma enorme perda. Foi um dos maiores autores brasileiros sobre tecnologia, sem dúvida.
Excluir