Nesta postagem farei uma breve apresentação desta gaveta interna voltada para discos rígidos de 3,5”, além de discorrer sobre a importância de manter backups offline.
Eis a gaveta, que é fixada no gabinete em uma baia externa de 5,25”. Logicamente que se o gabinete não tiver tal baia não é possível utilizar este produto.
Na parte posterior há as conexões típicas para os dispositivos SATA.
O frontal possui um botão liga-desliga e um LED que indica o funcionamento, e se o disco está sendo acessado.
Aqui temos o dispositivo já instalado no gabinete Corsair Carbide Air 540 do Blackbox.
Operação
A operação é bastante simples: basta inserir o disco rígido e travá-lo na posição usando o acabamento frontal.
O LED na cor azul indica que a gaveta está ligada. O mesmo muda para vermelho quando o disco estiver sendo acessado.
Nos meus testes a remoção do disco funcionou perfeitamente com o PC ligado, bastando desmontar primeiro a partição em uso no sistema operacional, ejetar o dispositivo e em seguida desligar a gaveta usando o botão. Entretanto para tal funcionamento ser possível é necessário habilitar o recurso SATA Hot Swap (em algumas placas o nome pode ser ligeiramente diferente tal como SATA Hot Plug) no setup da placa-mãe.
A vantagem deste modelo em relação aos externos é que não há limitação de performance introduzida pela interface USB. O disco funcionará com o seu desempenho nativo, pois está conectado diretamente em uma porta SATA.
A importância dos backups offline
Atualmente o meu primeiro nível de backup está no Dropbox: o meu plano é o de 3 TB e até o momento tal espaço é suficiente. Sem falar que a minha conexão à Internet é de fibra óptica de 1 Gbps, o que garante boa agilidade nas operações.
Mas o que fazer caso o serviço fique indisponível? Ou se acontecer um apocalipse zumbi e não tiver mais Internet? Ou simplesmente se você quiser ter um backup isolado de ameaças virtuais?
É aí que entra o backup offline: eu insiro o disco na gaveta, faço a atualização do backup e o desligo logo em seguida, garantindo assim um isolamento físico em relação à Internet. Este método também permite mover o disco para outro local, o que é excelente como prevenção para os casos de incêndio e desastres naturais.
Por hoje é só, pessoal. Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário