Pular para o conteúdo principal

Qualquer semelhança não é mera coincidência

Sem querer descobri que um pequeno trecho de um vídeo meu foi usado por um grande canal do VocêToba. Devo ficar feliz ou triste?

Qualquer semelhança não é mera coincidência

Primeiro mostrarei o meu vídeo original, que foi feito para esta postagem do já longínquo ano de 2015 sobre as conexões discadas.


Agora vejam este do famosíssimo Canal 90. Não precisa assistir tudo, o trecho do meu vídeo começa em torno dos 38 segundos.


Descobri sem querer pois este vídeo me foi sugerido pelo VocêToba de forma (quase) aleatória - ciente da minha preferência por velharias, o algoritmo da plataforma vive me sugerindo vídeos com este tipo de conteúdo. Comecei a assistir e sabe quando te bate aquela sensação de déjà vu? Pois é… 

Devo admitir que até fiquei feliz, pois não deixa de ser uma forma de ver que o meu trabalho chega a ter alguma relevância. E já antecipando as possíveis perguntas, não é o caso de tomar quaisquer medidas pois isto se enquadra no entendimento de fair use.

Grosso modo, o fair use permite usar pequenos trechos de trabalhos de terceiros como uma forma de enriquecer o seu próprio conteúdo. Eu mesmo às vezes uso ilustrações de outras pessoas, como é o caso da figura do Homer que ilustra esta postagem. Vida que segue.

Comentários

  1. Acho que deve ser visto como uma homenagem. O teu vídeo ficou muito bem feito mostrando hardware real se conectando à internet discada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário