Pular para o conteúdo principal

Blackbox Free 2025

Motivado pelo problema da placa-mãe Asus TUF X570, esta é a configuração atual da minha estação de trabalho.

Blackbox Free 2025

Após o supracitado problema eu tinha algumas alternativas para deixar a minha estação de trabalho 100% funcional novamente, as quais destaco abaixo.

  • Comprar outra X570. O problema neste caso é que estamos no finalzinho do reinado do AM4 e tais modelos simplesmente sumiram do mercado. E os poucos exemplares novos que encontrei (provavelmente de estoques antigos) estão custando o olho da cara, inviabilizando tal solução. Não vale a pena gastar tanto em uma placa-mãe, ainda mais de uma plataforma em vias de ser descontinuada.

Assim fica complicado...

  • Migrar para AM5. Aqui o custo seria ainda maior pois é necessário trocar também o processador e o kit de memória, e isso com o dólar na estratosfera. Sem falar que para o meu trabalho o Ryzen 9 3950X é plenamente suficiente, neste cenário (ao contrário dos jogos) o número de threads/núcleos é mais importante do que o IPC. Provavelmente trocarei de plataforma apenas quando sair a AM6, isso se até lá houver algum processador mainstream que seja 32/64.
  • Quebrar o galho com uma solução caseira. Foi a minha escolha, assim tomei emprestado do XPCBox a placa-mãe MSI B550M Mortar, a segunda melhor AM4 que tenho após a finada Asus TUF X570 – afinal de contas, trabalhar é bem mais importante do que jogar.

Considerações feitas, podemos passar à montagem. Como sempre inicio com o processador instalado no soquete, aqui o lindo 3950X.


Já com o kit de memória e os dois SSDs instalados.


Realizar um upgrade ou reparação é uma ótima oportunidade para também limpar o gabinete, coisa que eu não fazia há anos.


A situação estava crítica.


Com a limpeza concluída podemos finalizar a montagem.


Nem parece a mesma máquina... 😀


Positivo e operante! 😎


Os demais componentes continuam os mesmos (a relação completa está aqui), incluindo o sistema operacional openSUSE Tumbleweed.

A minha área de trabalho atual. Clique para ampliar

Enfim, vamos nos virando dentro do possível tendo em vista o atual cenário. Espero não deixar o XPCBox inativo por muito tempo, assim que tiver novidades postarei aqui. Também não descartarei a Asus TUF X570, caso consiga repará-la ela voltará ao serviço.

Comentários

  1. A dor de perder um placa nova x a dor de perder uma placa velha, os dois a 80Km/h na corrida dos preços insanos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim a dor de perder a placa velha é maior... pois os preços estão no mesmo patamar e achar uma equivalente funcionando está cada vez mais difícil.

      Excluir

Postar um comentário