Pular para o conteúdo principal

All Dual (Windows NT 4.0)

Nesta postagem mostro a operação com o clássico Windows NT 4.0 Workstation. Será que ele realmente consegue rodar jogos? Descubra aqui!

All Dual (Windows NT 4.0)

Antes de prosseguirmos, vale lembrar as demais partes deste projeto: os componentes e a montagem. 👍

Configurações do sistema

Começamos com a instalação do icônico sistema operacional. Já mostrei o processo em detalhes nesta postagem, assim não o farei novamente aqui para não ficar repetitivo. Após a instalação foi aplicado o Service Pack 6A e o último pacote de atualizações disponibilizado pela Microsoft, conhecido como pós SP6A.


Esta é a área de trabalho que personalizei. Super estiloso! 😎


As propriedades do sistema. 


Os dois Pentium II foram corretamente detectados. Excelente!


As configurações do driver da Nvidia:


As duas Voodoo2 foram corretamente detectadas. Excelente! Notem que há suporte apenas ao Glide, falaremos mais sobre isto adiante.


As informações dos processadores conforme o CPU-Z, que cometeu apenas um pequeno erro ao identificar os mesmos como se fossem de 233 MHz. Acontece.


A configuração dos caches mostra um detalhe da microarquitetura do Pentium II: notem que o cache L2 possui a frequência de 174,5 MHz, a metade do processador. Isto ocorre pois o mesmo não está integrado fisicamente no die, sendo chips discretos soldados na placa de circuito impresso que fica dentro do encapsulamento (o cartucho).

O primeiro processador da Intel a contar com o cache L2 integrado e acessado na mesma frequência foi o lendário Celeron 300A, que rivalizava em desempenho com os muito mais caros Pentium II.


A RAM.


Jogos

O maior problema de rodar jogos no NT 4.0 é o seu suporte reduzido ao DirectX que vai apenas até a versão 3.0, restringindo bastante o uso da API Direct3D. Assim somente jogos que usem o OpenGL e o Glide da 3dfx podem ser executados, mas ainda assim com algumas limitações.

Nos meus testes os jogos GLQuake e Unreal Tournament 99 funcionaram perfeitamente. O Quake II teve problemas no som (que as vezes fica mudo), enquanto que o Quake III funcionou apenas em OpenGL rodando na Riva TNT2.


O desempenho foi bastante aceitável: em 800 X 600 no Quake II (demo 2) a TNT2 atingiu 47 FPS contra 53 das duas Voodoo2 em SLI, enquanto que no UT99 (cityintro) os resultados na mesma resolução foram de 22 e 37 FPS respectivamente

Além da questão das APIs também há outros problemas de compatibilidade a nível do próprio sistema operacional, tendo em vista que nem todos os softwares certificados para o Windows 9X rodam no NT4 pelas enormes diferenças de arquitetura. Por exemplo, o FIFA 98 (Glide) e o Road Rash (que é 2D apenas) não funcionaram de jeito nenhum.

Aos que tiverem curiosidade, eu explorei a arquitetura do Windows NT 4.0 nesta postagem.


Em suma, o NT 4.0 é um sistema operacional voltado ao mercado corporativo que nunca teve a pretensão de ser utilizado no ambiente doméstico, por isso não dá para exigir muito. Eu o usei de 1998 até 2001 (inclusive o meu TCC da faculdade de Ciência da Computação foi feito nele, no já longínquo ano 2000 – estou ficando velho…), mas sempre em dual boot com o Windows 9X para jogos.

Bônus – navegando na Web

Com o Service Pack 6A instalado o NT4 fica compatível com softwares relativamente modernos como o RetroZilla, assim foi possível até “navegar de leve” na Web. Show!


Por hoje é só, pessoal. Até a próxima!

Comentários

  1. Meu primeiro computador era um Pentium II 350 MHz, mas era instável ao ponto de devolvermos pra loja. Era 1998, e eu não sabia quase nada de computadores. Se soubesse teria brincado com o NT, mas duvido que teria sido feliz por causa dos jogos em DOS que tínhamos da Revista do CD-ROM e dos emuladores, como o ZSNES, fora a questão dos drivers, como para a Trident 9750 de 4 MB. Ansioso para ver essa máquina com o Win 2000, aí sim a cobra da produtividade e diversão vai fumar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para usar NT em casa era obrigatório deixar o 9X em dual boot, justamente pelas questões de compatibilidade com alguns softwares como os jogos e aplicações DOS.

      Mas era a única alternativa para quem queria fugir da instalabilidade dos Windows 9X, já que nesta época o Linux ainda estava bem cru e o OS/2 tinha ainda mais problemas de compatibilidade.

      Excluir
    2. Oops, onde está "instalabilidade" leia-se "instabilidade".

      Excluir

Postar um comentário