Pular para o conteúdo principal

Postagens

Nos anos 1990, um PC de jogos era assim (Parte 1 - O Hardware)

Se hoje em dia o mercado de GPUs e placas de vídeo 3D é concentrado apenas nas mãos da Nvidia e da AMD, no final dos anos 90 o cenário era bem diferente! Nesta época, a Nvidia e a ATI (que foi comprada pela AMD em 2006) eram apenas algumas das concorrentes, que incluíam também a 3dfx, Matrox, S3 e Rendition, entre outras. Ou seja, o PC gamer desta época tinha escolhas quase ilimitadas para equipar a sua máquina de jogos! Provavelmente o primeiro processador gráfico como conhecemos hoje foi o 3dfx Voodoo, lançado em 1996. Na época, seus maiores concorrentes eram os S3 Virge, ATI 3D Rage e o Rendition Verite V1000 - que ofereciam um desempenho inferior ao chip Voodoo em 3D. Além disso, o produto da 3dfx contava ainda com um grande diferencial: a API Glide, que tinha suporte da grande maioria dos jogos da época. A grosso modo, o Glide era uma modificação do OpenGL feita pela 3dfx com grandes otimizações para os seus processadores gráficos, que garantia uma ótima qualidade vis...

Games antigos que eu jogo até hoje

Eles podem não contar com gráficos e animações de última geração. Os efeitos sonoros e músicas (quando existem) estão longe da sofisticação cinematográfica dos últimos títulos. Alguns deles ainda podem ter sido criados antes de você nascer... mas uma coisa é inegável: são divertidos pacas! Há aquele "velho deitado" que diz: o que é bom dura para sempre! E como qualquer outra expressão do gênero artístico e criativo do ser humano, os jogos não são exceção! Nesta postagem irei compartilhar com vocês, amigos leitores, certos jogos que mesmo após vários anos do lançamento (alguns deles décadas...) eu ainda continuo jogando de vez em quando. Espero que curtam! River Raid: Clássico absoluto e atemporal do Atari 2600

Microsoft disponibiliza código-fonte das primeiras versões do MS-DOS e do Word

Ultimamente só anda dando Microsoft por aqui! Mas esta notícia é quase como se fosse a descoberta do santo graal para os retrowarers (gostaram deste neologismo?): em parceria com o  Computer History Museum , a Microsoft disponibilizou o código-fonte do MS-DOS 1.1 e 2.0, bem como do Word 1.1a, como uma forma de "ajudar as futuras gerações a entender as raízes da tecnologia".

Microsoft divulga mais detalhes sobre o DirectX 12

Nada como a concorrência! Após a AMD anunciar o Mantle, a Microsoft acordou e finalmente resolveu atualizar o DirectX (que desde 2009 estava estagnado na versão 11), anunciando o DirectX 12. Agora a Microsoft divulgou maiores detalhes sobre esta nova versão. O desenvolvimento do DirectX 12 será mais focado em otimizar tanto o uso do processador gráfico (GPU) quanto do processador principal (CPU), melhorando a distribuição das threads da engine gráfica (enquanto que a versão 11 costumava sobrecarregar o primeiro núcleo da CPU). Trocando em miúdos, o novo DirectX permitirá que os jogos rodem com uma qualidade gráfica e taxa de quadros por segundo aceitável exigindo menos do hardware do que a versão anterior. O lado bom é que muitas GPUs atuais compatíveis com o DirectX 11 também suportarão o 12: a Nvidia anunciou suporte a partir das GPUs da classe Fermi (série GeForce 400) e a AMD anunciou suporte a partir das GPUs compatíveis com a arquitetura GCN (série Radeon 7000). O l...

Apresentando a minha coleção de processadores antigos

Confiram a minha linda coleção de processadores antigos, alguns dos quais marcaram época! Com modelos, descrições e imagens atualizados. Atualizado em 07/07/2014: inclusão do processador NEC V20. 29/09/2014: inclusão dos processadores Cyrix 80486 DX4 100 MHz, AMD K5 PR166 e Intel Celeron de 1 GHz. 03/12/2014: inclusão do AMD 80386 DX 40 MHz. 26/02/2015: inclusão do Intel 8088. 13/08/2015: inclusão do Zilog Z80. 13/10/2015: novo layout e inclusão do coprocessador aritmético IIT 4C87DLC-40. 13/02/2017: inclusão do AMD 8088 e do Intel 80486 DX4 100 MHz. 02/05/2017: inclusão do coprocessador Intel 8087. Nesta foto 46 processadores vos contemplam (clique na imagem para ampliar)