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A GeForce GTX 1070 Ti vem aí

Versão bombada da 1070 será lançada pela Nvidia no final de outubro por US$ 399. Confira as prováveis especificações. Conforme fontes não oficiais (a Nvidia ainda não fez o anúncio e tampouco divulgou as especificações), a GeForce GTX 1070 Ti terá 2432 núcleos CUDA com frequência de operação de 1607 MHz e 1683 MHz no modo boost, com TDP de 180 W e 8 GB de VRAM GDDR5. As fontes divergem apenas no modelo da GPU: enquanto que o Guru 3D diz que será o GP104-300 , o TechPowerUp informa que será o GP106 . Ambos os modelos possuem litografia de 16 nm. Para efeito de comparação, a 1070 normal conta com 1920 núcleos CUDA com frequência de 1506 MHz (a frequência boost é a mesma) e TDP de 150 W. A GPU é a GP104-200 de 16 nm. Veja também: Unboxing e primeiras impressões: 2x Gigabyte GeForce GTX 1070 Windforce OC

SNES Classic Edition: só muda o software

O tão aguardado lançamento do SNES Classic Edition é hoje (menos aqui para a propinolândia ) e alguns felizardos já puderam conferir: o seu hardware é idêntico ao do NES Classic Edition. É isto mesmo, internamente os dois consoles retrô da Nintendo são exatamente os mesmos, a saber: CPU Allwinner R16, 256 MB de RAM DDR3 e 512 MB de armazenamento interno. Só mudam mesmo o software e o design externo. Conforme informações não oficiais da Nintendo, isto tem por objetivo reduzir os custos de produção dos dois produtos. A placa-mãe do SNES Classic Edition é a mesma do seu antecessor. Fonte: Twitter . Cabe lembrar que, enquanto o lançamento oficial é hoje por módicos 80 trumps, aqui na terra da desordem e do regresso o SNES Classic Edition deverá chegar em outubro por absurdos 999 reais . Realmente somos um pais de milionários.

O Ataribox terá uma APU AMD rodando Linux

Aos poucos novas informações sobre o novo produto da Atari estão saindo, o qual promete rodar tanto títulos clássicos quanto atuais. Conforme informações do líder do projeto, Feargal Mac, o Ataribox (que foi  anunciado em julho durante a E3 ) contará com um processador AMD dotado de um chip gráfico Radeon, com o sistema operacional Linux. Promete rodar tanto jogos para PC tais como o Minecraft e o Terraria quanto títulos clássicos dos consoles da empresa - no caso dos jogos para PC, os que demandem muito processamento gráfico não serão suportados. Também será possível navegar na Web e usar aplicações multimídia, como o streaming de vídeos. Não há maiores informações, porém. Não se sabe ainda qual APU será utilizada, se uma já baseada na arquitetura Zen ou as anacrônicas Jaguar do PS4 e do Xbox One. Tampouco foram informados mais detalhes técnicos como a quantidade de RAM e de armazenamento interno. A empresa promete divulgar todos os detalhes até o fim do a...

AMD descontinua o Crossfire com mais de duas GPUs

AMD anuncia que não suportará o Crossfire com mais de duas placas de vídeo em jogos. E vai além: o modo funcionará apenas em DirectX 11. Pelo visto o fim dos tempos para os arranjos multi GPU está cada vez mais próximo. Conforme informações da AMD, o Crossfire funcionará apenas em DirectX 11 e será limitado a um máximo de duas GPUs. Para os jogos DirectX 12, segundo a empresa, cada título deve explicitamente adicionar suporte a mais de uma GPU, em um modo chamado de mGPU gerenciado pelo próprio DirectX (não haverão mais perfis para os jogos). Aplicações científicas continuarão suportando mais de duas GPUs. Vale lembrar que no início de agosto a AMD divulgou que reduziria os investimentos no Crossfire , e o primeiro reflexo é visto agora. No lado da Nvidia o suporte a mais de duas GPUs foi removido do SLI para jogos a partir da arquitetura Pascal. Os arranjos multi GPU foram introduzidos pela saudosa 3dfx com as lendárias placas Voodoo 2 em 1998 (SLI), posteriormente a...

Bill Gates sobre o Ctrl + Alt + Del: foi mal!

Co-fundador da Microsoft pede desculpas pela sequência de teclas exigida para logar no Windows, que segundo ele é algo desajeitado. Porém Bill não assume a culpa sozinho: conforme as suas palavras, a Microsoft queria apenas uma única tecla para o login e a combinação Ctrl + Alt + Del inicialmente seria apenas para testes, mas os designers da IBM decidiram mantê-la. Isto remete ao desenvolvimento do OS/2 NT feito em conjunto pela IBM e pela Microsoft no final dos anos 80 e início dos 90 - após o divórcio das duas, a IBM lançou o OS/2 e a Microsoft seguiu em frente com o Windows NT, história que contei em detalhes nesta postagem . Cabe lembrar que a famosa combinação de teclas foi originalmente criada pela equipe de desenvolvimento do IBM PC, liderada por Philip Don Estridge. Conforme relatos de diversos integrantes da equipe, sempre que o PC congelava eles tinham que desligá-lo e ligá-lo novamente, e após fazer isto algumas dezenas de vezes tornava-se algo cansativo...